Transporte público

'Roleta segura' para evitar assaltos e 'calote' na passagem, é testada em BH

Projeto que consiste na colocação de vidros nas catracas dos ônibus para evitar que os passageiros pulem a roleta sem pagar a passagem e também tentar inibir a atuação de criminosos

Sex, 04/12/20 - 17h25
Colocação de vidros nas catracas visa diminuir assaltos e coibir fraudes na passagem | Foto: Setra BH / Divulgação

Quinze linhas de transporte coeltivo de Belo Horizonte começaram a testar a "roleta segura", projeto que consiste na colocação de vidros nas catracas dos ônibus para evitar que os passageiros pulem a roleta sem pagar a passagem e também tentar inibir a atuação de criminosos, que muitas vezes pulam o equipamento e cometem os assaltos.

A "roleta segura", é uma iniciativa do  Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte (Transfácil) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Os veículos, de acordo com o Setra, estão em fase de testes e estão circulando com uma Autorização de Tráfego Provisória da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). 

"O equipamento foi bem recebido pelos motoristas e tem o objetivo de garantir maior segurança para os passageiros e inibir a atuação de criminosos na evasão, quando pulam a catraca e não pagam a passagem, e em assaltos durante as viagens", informou 

Se a novidade for aprovada pelos testes de avaliação, ela poderá ser implantada em toda a frota nos próximos dias. Os testes são feitos a cerca de um mês. 
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.