Pandemia

Santa Casa de BH habilitará mais 38 leitos de enfermaria para Covid nesta quarta

Até esta terça-feira (19), são 40 vagas de UTIs e 84 de enfermaria que, respectivamente, estão com ocupação de 97,5% e 97,6%

Ter, 18/01/22 - 16h46

Com ocupação de quase 98% em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) nesta terça-feira (18), a Santa Casa de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, região Leste da capital mineira, vai designar 38 vagas de enfermaria para atendimento de pessoas com Covid-19 a partir desta quarta-feira (19). 

Conforme a assessoria de imprensa da instituição de saúde, eles estarão completamente funcionais na data – o que, provavelmente, deve diminuir o percentual de ocupação observado atualmente. Não haverá aumento no número leitos para alta complexidade no momento.

São 40 vagas de UTIs na Santa Casa e 84 de enfermaria que, respectivamente, estão com ocupação de 97,5% e 97,6%. Superintendente de Gestão e Planejamento Assistencial da Santa Casa BH, Pedro Macedo Souza explica como a "abertura" ou "fechamento" de leitos funciona.

"O que acontece é o seguinte: o leito já existe. O que fazemos é mudar o propósito dele. O leito passa a ser usado para Covid-19 [quando é aberto]. Precisamos fazer isso por causa do isolamento necessário. Poderíamos ter uma pessoa com pneumonia do lado de um infartado [em outras condições], mas com Covid-19, não", detalha.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.