Confira

Saúde corrige dados, e sobe para 7 número de cidades de MG sem casos de Covid-19

Boletim enviado por e-mail nesta segunda-feira (28) indicava a existência dos primeiros casos de Covid-19 nas cidades de São Thomé das Letras, Veredinha, Camacho e Pedro Teixeira

Seg, 28/09/20 - 12h48
Entrada de São Thomé das Letras é fiscalizada por guardas 24 horas por dia | Foto: Thais Machado / divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) corrigiu no início da tarde de segunda-feira (28) informações publicadas no boletim epidemiológico divulgado no período da manhã. Ao contrário das estatísticas contidas no relatório enviado pela Secretaria Geral, Minas Gerais tem sete municípios sem casos de Covid-19, e não três conforme difundido mais cedo. Em nota encaminhada à reportagem de O TEMPO no início da tarde, a SES-MG declarou que houve uma “inconsistência nos dados inseridos no boletim epidemiológico”. De acordo com o órgão, os municípios de Botumirim, Camacho, Cedro do Abaeté, Pedro Teixeira, Queluzito, São Thomé das Letras e Veredinha não têm moradores infectados pelo novo coronavírus.

Entenda

À manhã desta segunda-feira, a Secretaria Geral encaminhou um balanço epidemiológico da pandemia de Covid-19 feito pela Saúde através de e-mail. Este relatório indicava que a doença se alastrara por 850 cidades mineiras, estando imunes, portanto, apenas três municípios – Botumirim, Cedro do Abaeté e Camacho. O documento detalhava ainda que tinham sido confirmadas nove mortes em Camacho, no Centro-Oeste do estado, entre sexta-feira (25) e esta segunda. Quanto a Pedro Teixeira e São Thomé das Letras, o balanço apontava uma morte para cada cidade. Veredinha aprecia com um  caso confirmado.

Entretanto, às 12h11, a SES-MG esclareceu ter havido inconsistências no balanço e, agora, estas cidades aparecem novamente sem casos ligados à pandemia de Covid-19. Portanto, sobe de três para sete o número de município imunes à doença até o momento, e cai de 850 para 846 a quantidade de cidades com casos já confirmados do novo coronavírus. Veja a seguir quais são os sete municípios sem diagnósticos positivos para a doença, em quais regiões estão e quais suas populações estimadas segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

1. Botumirim (Norte/6.288 habitantes);

2. Camacho (Centro-Oeste/2.869 habitantes);

3. Cedro do Abaeté (Central/1.157 habitantes);

4. Pedro Teixeira (Zona da Mata/1.806 habitantes);

5. Queluzito (Central/1.943 habitantes);

6. São Thomé das Letras (Sul/7.120 habitantes);

7. Veredinha (Alto Paranaíba/5.727 habitantes).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.