JÁ COMEÇOU

Savassi vira um pedaço de Salvador em pré-Carnaval

Pela primeira vez, BH recebe o Bloco Chá Rosa, da cantora Alinne Rosa

Dom, 15/01/17 - 18h40

Milhares de pessoas lotam na tarde e noite deste domingo (15) a praça da Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para o primeiro Bloco Chá Rosa de Belo Horizonte. A festa, já realizada em outras cidades como Salvador, é diferente do tradicional bloco de rua que se consagrou como tradição no Carnaval do belo-horizontino. Essa tem trio elétrico, cantora baiana, camiseta com estilo de abadá, tudo que lembra Salvador. Mas a capital mineira mostrou que há público para todos os estilos.

Os organizadores estimam cerca de 30 mil pessoas, conforme o número de ingressos distribuídos e esgotados dias antes do evento. A Polícia Militar (PM) não fez levantamento, mas sem dúvida tinha muita gente, o suficiente para lotar ao menos três quarteirões. Todos tentam chegar mais perto do trio elétrico, que emite um som de alta potência no último volume. Conversar ali, só gritando. Mas o público, a maioria de jovens, mostrou que queria mais é cantar, dançar e paquerar.

A festa teve apresentação de MCs e DJs durante à tarde, que fizeram muita gente delirar ao som de hits do momento. Mas a atração principal é a cantora Alinne Rosa, que iniciou seu show por volta das 17h30, com a música “Isso aqui é Salvador”, que traduzia perfeitamente a cena no local: “Porque aqui sim existe amor/Porque aqui sim é Salvador/ôôôôô”.

Tirando o tumulto que se formou na entrada para quem quisesse passar as grades de segurança e acessar a área destinada à festa, o público demonstrou ter aprovado a primeira edição do bloco Chá Rosa. Até mesmo nas sacadas dos prédios ao redor da praça da Savassi tinha gente aproveitando o pré-Carnaval de camarote particular.

“Tudo muito bom. A segurança principalmente, fomos revistados para entrar”, contou a publicitária Cristiane Ferreira, 34, que estava fantasiada de minions, personagem de desenho animado do cinema, com mais duas amigas. Durante a presença da reportagem no local, das 16h às 18h, não houve registro de brigas. O organizador Saulo Carrilho disse que pretende repetir o Chá Rosa nos próximos anos.

O auxiliar administrativo Hudson Pessoa, 41, também aprovou o bloco. Inspirado no nome da festa, ele e outros amigos se vestiram com roupas cor de rosa e fizeram a festa. "O objetivo é se jogar na folia e sem bebida alcóolica nenhuma. Geração saúde" disse ele, animado.

Entenda. O bloco Chá Rosa é uma parceria da cantora Alinne Rosa com os produtores do Chá da Alice, festa que ocorre desde 2009 no Rio e já veio a BH com Anitta e É o Tchan, em 2016.

Em cima do trio elétrico, a estudante de Direito Esline Coelho, 21, era a "encarnação" da personagem do filme "Alice no País das Maravilhas", que inspira o Chá da Alice. De vestido azul, ela ficou o tempo todo na margem do palco, dançando e acenando para o público. "É uma delícia, todo mundo interage. Mesmo pingando de suor, não dá vontade de sair daqui", contou. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.