Prevenção

Seis capivaras são capturadas na orla da lagoa da Pampulha nesta terça

Conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, animais serão levados na manhã de quarta-feira (1ª) para o Parque Ecológico, localizado na região, onde irão passar por exames

Ter, 30/09/14 - 21h33

Seis capivaras que habitavam a lagoa da Pampulha foram capturadas na noite desta terça-feira (30). Conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os animais serão levados na manhã de quarta-feira (1ª) para o Parque Ecológico, localizado na região, onde irão passar por exames.

A captura dos "habitantes" da lagoa começou nesta segunda-feira (29). Para conseguir pegas os pequenos animais, armadilhas – uma espécie de gaiolas – foram instaladas na orla. Depois que entraram no cercado, as capivaras foram acertadas com dardos de tranquilizantes.

Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os animais irão permanecer no parque ecológico até que a Prefeitura de Belo Horizonte decida para onde serão levadas.

Na segunda, o vice-prefeito de Belo Horizonte e secretário municipal do Meio Ambiente, Délio Malheiros, informou que é necessária a realização de um estudo para identificar a quantidade de fêmeas e machos, a existência de doenças, dentre outros. 

Retirada dos animais  

O principal motivo da retirada dos animais é a exclusão de qualquer possibilidade de transmissão da febre maculosa. A discussão sobre o assunto ganhou forma em fevereiro, quando um homem morreu da doença. A suspeita é de que ele tenha contraído a doença após um passeio de bicicleta na orla da lagoa da Pampulha.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.