Discutir temas como saúde sexual e mental, educação, cultura e mercado de trabalho é o objetivo da Semana Estadual das Juventudes de 2023. O evento teve início no último sábado, 12 de agosto, quando é celebrado o Dia da Juventude e vai até a próxima sexta-feira (18), no Centro de Referência da Juventude, no Centro de Belo Horizonte.
“Esse evento é importante para impulsionar as juventudes, um grupo etário de 15 a 29 anos, mas que tem também diferentes grupos juvenis, com diferentes realidades, com diferentes classes sociais, culturais e grupos econômicos. Essa integração da juventude que queremos trazer e despertar o interesse pelo futuro. Impulsioná-los para a educação e mercado de trabalho”, afirma o subsecretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Duílio Campos.
A estudante do terceiro ano da Escola Estadual Margarida de Mello Prado, no bairro Monte Azul, na região Norte de Belo Horizonte, Mayara Costa Neves, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para saber mais sobre as oportunidades de emprego e cursos profissionalizantes.
“A gente que está no terceiro ano já começa a procurar emprego, mas está muito difícil. A gente manda currículo e não nos chamam. Esse evento está sendo ótimo para nós, uma boa oportunidade para pensar no futuro”, afirma.
Quem também está de olho no futuro é o estudante Davi Alves Dornellas, da Escola Estadual Professora Henriqueta Lisboa, localizada no Jardim Vitória, região Oeste da Capital.
“Eu sei que não será fácil sair da escola e ir para o mercado de trabalho, mas as palestras aqui estão me ajudando a compreender melhor. Já é minha segunda vez nesse evento, e saio daqui com mais consciência, mas respeito ao próximo e com perspectivas para minha vida”, diz.
Temas como participação social, saúde sexual e mental, dignidade menstrual, empregabilidade, empreendedorismo e acesso à cultura serão abordados por meio de palestras, exposições, feira, oficinas e jogos que consideram as especificidades, diversidades e pluralidades dos jovens mineiros. Como resultado, a expectativa é a construção conjunta e execução de políticas públicas que sejam alinhadas às demandas das juventudes, baseadas em evidências efetivas, visando a transformação social.
A Semana Estadual das Juventudes 2023 começou no dia 12 deste mês com oficinas, palestras, feiras e exposições. Além de Belo Horizonte, a programação também acontece em Juiz de Fora, Ouro Branco e Teófilo Otoni. Acesse a programação completa.