BH e Minas

Servidor público será liberado do trabalho em dias de jogos do Brasil

Prefeitura de Belo Horizonte e governo de Minas confirmaram que não haverá feriado durante a Copa do Mundo, mas determinaram ponto facultativo para serviço público em dias de jogos da seleção brasileira

Por JULIANA BAETA
Publicado em 16 de abril de 2014 | 11:37
 
 

Belo Horizonte não terá feriado em dias de jogos da Copa do Mundo de 2014, e o mesmo vale para Minas Gerais. Mas os servidores públicos da capital e do Estado terão ponto facultativo em dias de jogos do Brasil, e poderão ser liberados do trabalho três horas antes das partidas quando elas ocorrerem em outras cidades-sede, e cinco horas antes quando o jogo da seleção brasileira for em Belo Horizonte. A medida não inclui funcionários públicos que trabalham em atividades ligadas ao turismo. No caso de quem trabalha para a iniciativa privada, cada empresa decide como vai proceder com seus funcionários.

Os anúncios foram feitos na manhã desta quarta-feira (15), em reunião da Belotur, pelo secretário de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Tiago Lacerda. A decisão saiu de reunião entre o governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte, nessa terça-feira (14).

A capital mineira vai sediar seis partidas da Copa do Mundo, e três delas vão acontecer em fins de semana. Neste caso, o ponto facultativo não irá acarretar em mudanças.

“Essa decisão foi tomada em cima dos estudos da operação. Teremos um contingente muito grande de servidores trabalhando, e a Copa do Mundo é um evento de grande visibilidade. Ações como essa são comuns que aconteçam em grandes eventos. Nós decidimos não decretar feriado, mas o ponto facultativo vai nos ajudar”, explicou o secretário.

O decreto será publicado nos diários oficiais do município e do Estado. Caso o governo federal decrete feriado nacional, a medida será anulada.