Urgente

Sirenes tocam e barragem de Barão de Cocais sobe do nível 2 para o nível 3

Áreas no entorno da mina de Gongo Soco já haviam sido evacuadas anteriormente

Sex, 22/03/19 - 21h59
Mina do Congo Soco, em Barão de Cocais | Foto: Flickr

As sirenes voltaram a tocar para os moradores de Barão de Cocais na noite desta sexta-feira (22). De acordo com informações do prefeito do município, Décio Geraldo dos Santos (PV), a barragem teria subido do nível 2 para o nível 3, classificação máxima, momento em que a barragem já está entrando em colapso.

Ainda de acordo com o prefeito, equipes da Defesa Civil e da Vale se deslocaram para o local para averiguar o motivo de as sirenes terem sido acionadas e a classificação ter subido para o nível 3, que indica o rompimento da estrutura.   

A estrutura em Barão de Cocais pertence à Vale e recebe os rejeitos da mina de Gongo Soco. A região no entorno da mina já havia sido evacuada no dia 8 de fevereiro. 

Procurada pela reportagem, a Vale ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Vídeo

Moradores de Barão de Cocais começaram a evacuar a cidade, aparavorados com o barulho das sirenes que tocaram na noite desta sexta-feira (22) no local. Pelas redes sociais, já circulam vídeos mostrando o momento em que as pessoas começam a deixar suas casas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.