NOVIDADE

Site Onde Fui Roubado ganha incorporação no portal O Tempo

Plataforma mapeia roubos nas cidades brasileiras registrados pelos próprios cidadãos e, dessa forma, indica regiões mais perigosas

Ter, 20/08/13 - 14h51

O portal O TEMPO incorpora, a partir desta terça-feira, o site Onde Fui Roubado, que mapeia roubos registrados pelos próprios cidadãos. Desta forma, os internautas poderão registrar no mapa o local onde foram assaltados com mais praticidade e ajudar a enxergar as regiões com mais ocorrências.

Lançado no dia 29 de junho 2013, a plataforma foi ideia dos estudantes de ciência da computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Márcio Vicente e Fellipe Norton, ambos de 22 anos. A ideia da dupla foi de criar um sistema em que pessoas pudessem registrar anonimamente os furtos nas cidades. Assim, todos podem acessar o site mapeado e identificar as regiões onde há maior ocorrência de furtos.

Segundo Vicente, muitas pessoas deixam de fazer o boletim de ocorrência com medo. “Muitos crimes são praticados por pessoas que moram próximo das vítimas, por isso não são feitos boletins de ocorrência. As pessoas têm medo de represália”, conta.

O iniciativa registra cada vez mais adesão por parte da população. Em Belo Horizonte, por exemplo, no dia 14 de agosto, 71 ocorrências estava registradas. Apenas seis dias depois, o número pulou para 615 denúncias. O item mas roubado continua sendo aparelho celular, com 61% de incidência, enquanto o tipo de assalto mais comum na capital mineira de acordo com o site é o furto, com 27% de incidência.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.