Manifestação

Taxistas protestam contra mudança de prédio do Ipem-MG

Instituto, que hoje funciona no bairro Ipiranga, mudará para Contagem. Motoristas de táxi precisam fazer aferição do taxímetro anualmente no local

Sex, 15/10/21 - 12h33
Taxistas reclamam de prejuízo com locomoção até Contagem | Foto: Uarlen Valerio

O Sindicato dos Taxistas e Motoristas Autônomos de Minas Gerais (Sincavir-MG) protesta contra a mudança de endereço do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), atualmente localizado na rua Jacuí, no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte. O instituto passará a operar em Contagem, na região metropolitana, a partir do dia 29 de novembro, segundo portaria publicada nesta sexta-feira (15). A manifestação de taxistas está prevista para as 13h, em frente ao prédio, nesta sexta. 

O instituto, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, é o responsável por aferir a precisão dos taxímetros, por exemplo, garantindo que eles cobrem valores tabelados. Taxistas precisam fazer a checagem do aparelho anualmente ou sempre que ele apresentar problemas ou haja troca de carro. O Ipem-MG também verifica precisão de bombas de gasolina e de balanças comerciais, entre outros parâmetros. 

“Todas as oficinas de taxímetro estão aqui do lado, também temos lotérica para pagar taxa, bancos e a sede do sindicato. O taxista, hoje, resolve a vida toda em um raio de 100m. Agora, vamos ter que ir para Contagem, e nosso trabalho depende muito do tempo. Quanto mais tiver esses empecilhos, pior”, diz o diretor presidente do Sincavir, João Paulo Dias. 

Os serviços oferecidos pelo instituto passarão a operar no bairro Cinco, em Contagem, e a regional da rua Jacuí será extinta. “A transferência de localização se faz necessária para reduzir custos operacionais (segurança, energia, água, limpeza etc.) e com a manutenção predial, o que irá proporcionar um melhor uso do dinheiro público”, justifica o instituto, por meio de nota. A sede do Ipem já funciona em Contagem, onde agora será criado o Escritório Regional Metropolitano do Ipem-MG. 

Um servidor do órgão, que pediu para não ser identificado, conta que a equipe só foi notificada sobre a mudança na última semana. "Somos contrários a essa mudança e a atual diretoria se recusa a nos receber. Servidores provavelmente precisão pegar dois ônibus e metrô para chegar ao trabalho e ficar uma hora e meia, duas horas a mais a serviço por causa dessa transferência”, diz. 

A regional do instituto no bairro Ipiranga conta com 28 servidores e oito funcionários terceirizados, e todos serão realocados para Contagem. "A sede do órgão está situada na rua Cristiano França Teixeira Guimarães, nº80, rua paralela à avenida João Cesar de Oliveira, na região do Eldorado, próximo a via expressa e BR 381, vias de fácil acesso para quem vem de Belo Horizonte. Salientamos,  ainda,  que  a maioria  dos  servidores  desta  unidade  realizam  trabalho externo  de verificação e fiscalização de instrumentos de medição, bem como de produtos, em toda a região metropolitana de BH", completa nota do órgão. 

A reportagem questionou o Ipem-MG sobre o que será feito com o prédio da rua Jacuí e aguarda retorno. 

Esta matéria está em atualização

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.