Vendaval

Temporal previsto para BH no sábado atinge Norte do Estado; veja vídeos

Em Jaíba, estabelecimentos foram destelhados e motociclistas quase foram atingidos

Por O Tempo
Publicado em 28 de novembro de 2021 | 13:52
 
 
Vento destelhou estabelecimentos em Jaíba Foto: Reprodução

Ainda na sexta-feira (26), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de possibilidade de temporal na capital mineira nesse sábado (27) com chuvas que poderiam chegar a 70mm, além de rajadas de vento, raios e granizo. O fenômeno, entretanto, avançou pelo Estado e castigou a região Norte. Em algumas cidades, o registro de chuva passou dos 80mm em poucas horas e o vendaval passou de 60km/h. Nas redes sociais, vídeos mostram estabelecimentos sendo destelhados em Jaíba e quase atingido motociclistas em uma das principais avenidas da cidade. 

 

Temporal previsto para BH no sábado atinge Norte do Estado. Nas redes sociais, vídeos mostram estabelecimentos sendo destelhados em Jaíba e quase atingido motociclistas em uma das principais avenidas da cidade. Veja os registros: pic.twitter.com/7RWFhMD9aA

— O Tempo (@otempo) November 28, 2021

Segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os vídeos são reais e mostram como a região Norte foi castigado com as tempestades da tarde desse sábado. Em Jaíba, o Inmet não possui estações de medição, mas em cidades relativamente próximas, como Januária e Montalvânia, as rajadas de vento chegaram a 63km/h. 

 

 

O vendaval e o estrago foram tão grandes, que havia possibilidade do fenômeno ser um ciclone, mas a meteorologista explicou que não chegou a esse ponto. "Não teve o movimento de rotação esperado de um ciclone. È chamado de nuvem supercélula, que tem um movimento de giro da própria nuvem. Essa supercélula cobre uma área muito grande, é como se a nuvem inteira tivesse girando, foi o que aconteceu ontem no Norte de Minas", explicou.

Segundo Anete, o sistema passou rápido pela capital mineira porque já há outro fenômeno em formação mo sul do país. "Então é um sistema que está em formação e um para alimentar esse que estaria na capital, por isso não teve força aqui", afirmou. 

Já em Janaúba, choveu entre a tarde desse sábado e as 7h deste domingo mais de 80 mm. O volume é 5,4 vezes maior que todo o mês de novembro do ano passado, quando choveu apenas 14.8 mm de acordo com a prefeitura.