Região metropolitana de BH

Tiro em fórum de Matozinhos alerta Justiça para cuidado com segurança

Tentativa de homicídio não deixou feridos no local; alvo dos disparos se escondeu no imóvel público, e uma das balas acertou vidraça, causando pânico entre os funcionários

Por Fernanda Viegas
Publicado em 25 de janeiro de 2017 | 12:40
 
 
Jovem, alvo de disparos, escondeu-se no fórum Ronaldo Araújo/Jornal Por Dentro de Tudo

Uma tentativa de homicídio gerou pânico nos funcionários do Fórum Doutor Júlio César de Vasconcelos, em Matozinhos, na região metropolitana de Belo Horizonte, nessa terça-feira (24). Um dos tiros acertou uma vidraça do prédio público e colocou a Justiça em alerta quanto à segurança das pessoas que trabalham e frequentam o local.

"O Tribunal de Justiça começou a fazer algumas intervenções, como colocação de câmeras e detectores de metal, no ano passado, mas o projeto de segurança ainda não foi concluído. O prédio é antigo", revelou um funcionário do fórum, que pediu para não ter o nome divulgado. Felizmente, ninguém ficou ferido durante o crime.

No local, são dois seguranças armados e dois vigias cuidando da vigilância do prédio de dois andares, no qual é possível ter acesso sem passar pelo portal de detectores de metal, evidenciando a fragilidade da segurança.

Contudo, à reportagem de O TEMPO, a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas informou que o Centro de Segurança Institucional (Cesi) do órgão segue as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que em Matozinhos a segurança do local já está alinhada com as normas estabelecidas.

Ainda, a assessoria detalhou as medidas, garantindo que no prédio há câmeras de monitoramento, alarmes de intrusão (detecta invasão de pessoas), catracas de controle de acesso, portais detectores de metais e vigilantes armados.

O crime

Para fugir de um atirador, na tarde dessa terça-feira (24), um jovem de 22 anos, correu para dentro do fórum da cidade. Ele conseguiu sair ileso.

"Ele contou que estava na praça do Rosário, onde também fica o fórum, e passou um Siena prata, de onde saíram tiros contra ele. Ele correu e se escondeu no fórum. O atirador desceu do veículo com o rosto tampado e continuou a perseguição. Um dos tiros acertou a vidraça do fórum, mas o intuito era acertar a vítima", garantiu o delegado de Polícia Civil de Matozinho, Ednelton Carracci, que faz buscas pelo atirador e trabalha para levantar a motivação do crime.

A vítima tem passagens pela polícia por tráfico de drogas e a tentativa de homicídio pode ter ligação com isso. A Polícia Militar (PM) também esteve no local e registrou a ocorrência. Segundo a PM, foram disparados cerca de quatro tiros.

"Quando ouvimos o barulho dos tiros, começamos a correr. Alguns funcionários se esconderam no banheiro. Não sabíamos o que estava acontecendo", finalizou um trabalhador do fórum, em anonimato.