Região Central

Torres de apoio das barragens Forquilhas I e II, da Vale, caem em Itabirito

Segundo a empresa, nenhum trabalhador estava no local no momento do acidente

Sáb, 13/11/21 - 19h05

Duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito, na região Central de Minas, caíram na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com informações da Vale, não havia nenhum trabalhador no local na hora da queda, portanto, ninguém ficou ferido.

Ainda, segundo nota encaminhada pela empresa à reportagem, as torres não atingiram as barragens, que não tiveram suas condições de segurança alteradas. Vale ressaltar que, de acordo com um relatório da Agência Nacional de Mineração, divulgado em dezembro de 2020, estão no nível dois de emergência. Esta classificação indica que a barragem apresenta alguma anormalidade classificada como “não controlada” ou “não extinta”, necessitando de novas inspeções. 

As causas para o acidente ainda estão sendo investigadas.

Confira a nota completa da Vale

"A Vale informa que está apurando as causas da queda de duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito. No momento do tombamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), não havia trabalhadores no local. A área foi isolada e os órgãos competentes já foram informados. Importante ressaltar que as torres não atingiram as barragens, as quais não tiveram alteração em suas condições de segurança. As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG)." 

Agência Nacional de Mineração esteve no local

Também por meio de nota, a Defesa Civil de Minas Gerais afirmou que foi informada pela Vale na tarde deste sábado, por volta das 16h, sobre o acidente. De acordo com o informativo do órgão, equipes da Agência Nacional de Mineração e da Rizzo auditoria estiveram no local e investiram no local, que está isolado. 

A situação segue sendo acompanhada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e demais órgãos reguladores do Estado.

Confira a nota completa da Defesa Civil de Minas Gerais:

“O Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi informada pela Vale nesta tarde de sábado (13/11), por volta das 16h, que duas torres do sistema preparatório para as obras de descaracterização das barragens Forquilhas I e II, da mina Fábrica, em Itabirito, caíram. Foi informado que no momento do tombamento, ocorrido na manhã desta sexta-feira (12), não havia trabalhadores no local. Ainda, foi destacado que as torres não atingiram as barragens, as quais não tiveram alteração em suas condições de segurança. Além disso, equipes da ANM e da Rizzo auditoria estiveram no local e seguem investigando as causas da queda das torres no local, que encontra-se isolado. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil juntamente com os demais órgãos reguladores do Estado, continuam acompanhando a situação”

Moradores foram retirados da região no ano passado

Em 2020, dezesseis famílias que viviam na região, em Itabirito e Ouro Preto, foram retiradas dos locais após a ampliação da área de risco das barragens da Vale. As remoções aconteceram em julho. 

As famílias viviam  em áreas rurais que ficam de 30 minutos a uma hora do centro de Itabirito. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.