Em queda

Transmissão da Covid-19 em BH volta para nível de alerta amarelo

Redução da propagação da doença na capital é a principal responsável pela reabertura de novos segmentos comerciais; 64% dos leitos de UTI exclusivos para a doença estão ocupados

Sex, 05/06/20 - 18h13
Situação está em alerta máximo no Estado | Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Após uma semana em nível vermelho para a disseminação do coronavírus e com risco de aumento maior no número de casos em Belo Horizonte, dados divulgados hoje pela prefeitura apontam que a cidade retornou à categoria amarela. Com isso, o processo de flexibilização gradual do comércio será retomado a partir de segunda-feira (8), com o funcionamento de outros 11 setores.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, o número médio de transmissão por infectado é de 1,07 – o que significa que, a cada dez contaminados, outros sete podem contrair a Covid-19. No levantamento anterior, o índice ficou em 1,24, que representa uma queda de 15% na taxa desta semana.

“Por coerência, resolvemos não abrir (naquela oportunidade). E o impacto da primeira abertura foi relativamente pequeno. O aumento médio na circulação durante o dia foi de 7,9%. Cerca de 30 mil pessoas voltaram às ruas, o número de viagens aumentou nos ônibus, mas número médio de passageiros caiu de 34 para 32”, explica.

Ocupação dos leitos

Os indicadores epidemiológicos da capital mineira revelam ainda que 64% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes com coronavírus, número que cai para 49% nos espaços de enfermaria. Segundo o secretário, a prefeitura ainda tem capacidade de aumentar em 400% o número de vagas após a reativação de leitos nos hospitais filantrópicos da cidade. Com isso, a ocupação pode cair para até 40%.

“É uma folga tranquila, mas seguimos o critério de ter o máximo de cautela para não ocorrer uma sobrecarga no sistema. Estamos trabalhando desde janeiro para conseguir reativar os leitos e evitar que a curva de casos não ultrapasse a oferta de vagas de UTI”, enfatiza.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.