Unaí, Vespasiano e BH

Três candidatos a deputado estadual são presos em Minas Gerais

Hélio Machado (PP) foi detido no momento em que levava em sua caminhonete três pessoas para votar; Luciene Maria Fonseca (PPS) foi flagrada fazendo boca de urna, assim como Gudão Miguel (PT do B)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO/FERNANDA VIEGAS
Publicado em 05 de outubro de 2014 | 18:21
 
 
Gudão Miguel fazia boca de urna gritando em BH Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

Três candidatos a deputado estadual em Minas Gerais foram presos, neste domingo (5). Em Unaí, na região Norte do Estado, Hélio Machado (PP) foi detido ao transportar pessoas para votar. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem estava fazendo baldeamento de pessoas.

Machado foi detido por volta das 10h no momento em que chegava à Escola Estadual Dom Eliseu. Ele trazia em sua caminhonete um total de três pessoas que iriam votar na zona eleitoral. 

O político estaria fazendo várias viagens com seus eleitores. Ele foi detido em flagrante pela PM e encaminhado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. 

Procurado, o diretório estadual do Partido Progressista (PP), ao qual o candidato é filiado, ainda não atendeu aos chamados telefônicos.

Em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, a candidata Luciene Maria Fonseca do Partido Popular Socialista (PPS), que também disputa a vaga de deputada estadual, fez boca de urna nas proximidades da Escola Estadual Machado de Assis. Ela foi flagrada durante a tarde deste domingo e presa.

Para a presidente estadual do PPS e candidata a deputada federal, Luzia Ferreira, a situação envolvendo a correligionária dela não se passa de uma convulsão, facilmente resolvida. "Tem muita desinformação, até mesmo da polícia. As pessoas chegam com bóton e acham que está errado. Acho que o caso dele foi esse. As pessoas olham a manifestação pessoal com desconfiança. Mas ela (Luciene) me garantiu que não estava fazendo boca de urna", justificou.

De acordo com Luzia, Luciene entrou em contato com ela, assim que foi detida, e a candidata à Assembleia de Minas está indignada. Um advogado do partido acompanha a detida na delegacia.

Em Belo Horizonte, José Miguel da Cruz, conhecido como "Gudão" Miguel (PT do B) foi preso por suspeita de boca de urna, no bairro Alípio de Melo, na região Noroeste em Belo Horizonte.

Um candidato a deputado federal também foi preso pelo mesmo crime, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ricardo Pedrosa (PEN) foi pego fazendo boca de urna em cima do capô do carro, gritando aos eleitores.

Eleitores

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou o relatório de ocorrências nas eleições. Foram 213 ocorrências com eleitores, que resultaram em 95 prisões, sendo 89 no interior do Estado e sete na região metropolitana da capital. O município com maior número de ocorrências foi Ipatinga, no Vale do Aço, com 15 no total.

Atualizada às 18h21