Região Oeste

Três casas desabam e atingem outros dois imóveis em BH; veja o vídeo

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio não há vítimas, porém há animais no local; outras três residências foram atingidas e serão evacuadas

Por Natália Oliveira
Publicado em 23 de outubro de 2020 | 18:23
 
 
Casa atingiu outras residências Foto: Flávio Tavares

Três casas, sendo uma delas com três andares, desabaram e atingiram outras duas residências na rua Marcelo de Araújo Braga, no bairro São Jorge III, na região Oeste de Belo Horizonte, às 17h30, desta sexta-feira (23). De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há vítimas humanas no local, porém há suspeita que dois cachorros estejam soterrados no local. 

"Constatamos que três imóveis desabaram e outros dois foram afetados, felizmente sem vítimas humanas e nós temos a notícia de dois animais que estariam soterrados no local e estamos priorizando o uso de equipamentos específicos para tentar identificar alguma possibilidade de vida. É feito também o monitorando de algum possível movimento de alguma estrutura que possa colapsar e colocar em risco a operação (de resgate) como um todo", explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Winderson Moura. 

Os  bombeiros utilizam um detector de vidas para tentar encontrar os animais. Ao todo, 30 militares do Corpo de Bombeiros trabalham no local com sete viaturas. De acordo com o tenente-coronel, havia pessoas em apenas uma das casas no momento do desabamento, mas elas conseguiram sair antes do colapso da estrutura, por causa dos barulhos que antecederam o desabamento. Nas outras casas os moradores estavam trabalhando quando ocorreu a queda. 

Há risco de novos desabamentos e alguns moradores vão precisar ser evacuados. As cinco casas atingidas ficaram completamente destruídas. A Defesa Civil foi acionada para o local e informou que assim que os bombeiros terminarem os trabalhos será feita a avaliação do que pode ter colapsado a estrutura e também de quantas famílias deversão ser evacuadas.  A suspeita dos bombeiros é que o acidente não tenha relação com as chuvas, mas que o problema seja a construção irregular, com uma estrutura mal feita. 

Chuvas trazem medo de novos desabamentos no local

As chuvas previstas para os próximos dias, com estimativa de temporal no domingo (25) com 90 milímetros e ventos fortes, já preocupam as autoridades em relação ao desabamento. "Temos previsão de chuva intensa no fim de semana e estamos pensando estratégias para proteger o local, inclusive com isolamento, caso venha a ter outro problema de colapso em uma estrutura que está bem danificada aqui para que não ocorra a propagação do desabamento para outros imóveis", explicou Moura. 

Segundo os bombeiros, há suspeita também que já houve um outro desabamento no mesmo local e que foi aproveitada a estrutura desse desabemento para se construir uma das casas que caiu nesta sexta, mas essa informação ainda será apurada. Duas casas atingidas já tinham sido interditadas em maio deste ano.

"Do total dos cinco imóveis afetados, dois foram interditados em maio deste ano já com sinais de colapso de estrutura. As famílias saíram na época, mas voltaram para as casas de forma irregular. A gente sabe das dificuldades sociais e de habitação, mas pedimos que as pessoas não voltem para os imóveis, isso traz risco as vidas", conclui o bombeiro. 

Uma moradora da região fez um vídeo mostrando o momento do desabamento: