Saúde

UPAs de BH concentram casos graves de pediatria e Centros são alternativas

Veja os endereços das unidades que funcionarão até às 19h deste domingo; população pede para que serviço continue sendo ofertado

Sáb, 02/07/22 - 12h34

Os pais ou responsáveis pelas crianças estão sendo orientados a procurarem os Centros de Saúde em busca de atendimento pediátrico em Belo Horizonte neste sábado (2). O objetivo é agilizar o atendimento dos pequenos. Quem consegue consultar rapidamente comemora a agilidade no processo e pede para que o serviço continue sendo ofertado.

A reportagem de O TEMPO visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e o Centro de Saúde da Vila Imperial, no bairro Madre Gertrudes. Na primeira, conforme informado por uma funcionária, os atendimentos estão acontecendo para os casos mais graves.

“Estamos com um bom número de crianças internadas. Por conta disso, orientamos os pais a buscarem os Centros de Saúde, pois lá está mais vazio e os atendimentos são mais rápidos. Não quer dizer que aqui deixaremos de atender os casos leves, no entanto, vai demorar um pouco mais”, comentou em anonimato.

Daiane Luz Souza, de 24 anos, foi uma das pessoas que conseguiu rapidamente ser atendida já que o filho estava com crise bronquite. “Não fiquei muito tempo esperando. Foi muito rápido o atendimento, do jeito que esperamos. Meu filho desde ontem estava passando mal e aqui já foi examinado e medicado”, contou.

Uma mãe que optou pelo anonimato revelou ter sido orientada a ir até o Centro de Saúde Aarão Reis, no bairro Guarani, e ficou na bronca.

“Vim achando que teria atendimento pois saiu nos jornais e chega aqui e a situação é o contrário. Complicado demais. A saúde de BH pede socorro, principalmente as nossas crianças. Eu não tenho condições de pagar particular e chega no SUS e está deste jeito. É difícil”, revelou a familiar em busca de atendimento para a filha com sintomas gripais.

‘Tomara que continue’

No Centro de Saúde Vila Imperial, Ana Lúcia foi com os três filhos em busca de atendimento. “Eles estão gripados já tem um tempo. Chegaram a ser medicados anteriormente, mas não melhoraram, agora resolvi voltar para ver o que pode ser feito”.

A unidade de saúde, conforme informado por um funcionário, estava com fluxo tranquilo nesta manhã e 20 atendimentos haviam sido realizados.

“Está sendo bem rápido o atendimento aqui. Estávamos precisando muito disso. Tomara que continue, pois nos dias de semana é mais complicado por conta do trabalho. Os postos funcionarem aos sábados é a melhor coisa”, comentou Ana Lúcia.

Endereços

O Pronto Atendimento do Hospital Odilon Behrens (HOB) e as UPAs Oeste e Norte funcionam, desde às 19h de sexta-feira (1) até as 19h de domingo (3), com atendimentos para o público infantil e adulto.

Os oito Centros de Saúde destinados aos casos de pediatria vão  funcionar das 7h às 19h. Veja onde haverá atendimento pediátrico de urgência neste final de semana - a partir das 19h de sexta até às 19h de domingo:

  • UPA Norte – Avenida Risoleta Neves, 307, bairro Novo Aarão Reis
  • UPA Oeste – Avenida Barão Homem de Melo, 1.710, bairro Jardim América
  • Pronto Atendimento do HOB – Rua Formiga, 50, bairro São Cristóvão

Veja quais serão os centros de saúde com atendimento de casos leves de pediatria neste sábado (de 7h às 19h):

  • Centro de Saúde São Geraldo – Avenida Itaituba, 318, bairro São Geraldo
  • Centro de Saúde São Paulo – Rua Airuoca, 455, bairro São Paulo
  • Centro de Saúde São Francisco – Rua Viana do Castelo, 485, bairro São Francisco
  • Centro de Saúde Rio Branco – Rua Crisanto Muniz, 120, bairro Rio Branco
  • Centro de Saúde Carlos Renato Dias – Rua José Gonçalves, 375, bairro Barreiro
  • Centro de Saúde Aarão Reis – Avenida Waldomiro Lobo, 177, bairro Guarani
  • Centro de Saúde Vila Imperial – Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350, bairro Madre Gertrudes
  • Centro de Saúde Santos Anjos – Rua Miosótis, 15 B, bairro Caiçaras

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.