Sustentabilidade

Usina fotovoltaica é inaugurada em Uberlândia para recarregar veículos elétricos

Unidade conta com 20 mil placas e tem capacidade para abastecer seis mil residências; evento contou com a presença do governador Romeu Zema

Sex, 25/09/20 - 17h39
Painéis solares tem capacidade para abastecer 6 mil residências
audima

O primeiro sistema de recarga de carros elétricos do Brasil com fonte totalmente solar foi inaugurado nesta sexta-feira (25) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Para viabilizar o projeto, a Alsol Energias Renováveis implantou a usina fotovoltaica Granja Marileusa I com 20 mil painéis, que possuem capacidade para abastecer seis mil residências. Já os veículos que circulam com energia solar fazem parte do projeto MoovAlsol.

O evento contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que comemorou o empreendimento. “Este investimento robusto consolida ainda mais a posição de liderança de Minas Gerais no ranking de geração solar no Brasil e gera desenvolvimento e empregos na região, tanto com a construção das fazendas solares, quanto com a redução de custos para os clientes que utilizarem esta energia limpa”, contou.

Até o fim do ano, o grupo vai instalar mais duas fazendas solares nas cidades de Iraí de Minas, também no Triângulo, e em Piumhi, no Centro-Oeste do Estado. Ao todo, devem ser investidos R$ 100 milhões ao longo de todo o ano de 2020 em quatro usinas – Jardim II, Capim Branco III e Santa Rosa, além da Granja Marileusa I. Juntas, elas podem gerar energia elétrica para 20 mil residências, além de evitar a emissão de aproximadamente 2,3 mil toneladas de CO2 por ano.

“Estamos investindo em soluções de energia que visam transformar o futuro da sociedade e aplicar na prática o conceito de energia 4.0, área em que somos pioneiros, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da energia brasileira”, enfatizou o presidente da Alsol, Geraldo Mota. Conforme a companhia, os principais consumidores dessas fontes de energia são as micro, pequenas e médias empresas – no caso das microempresas, o desconto na conta de luz pode chegar a 20%.

Energia para residências

Durante a inauguração da usina em Uberlândia, também foi anunciada uma parceria com o Inter para o fornecimento de energia solar a residências de clientes mineiros do banco. Segundo a Alsol, a oferta do serviço será 100% digital e não terá necessidade de instalar placas fotovoltaicas nas casas. A expectativa é que o fornecimento comece nos próximos meses.

“Ao apoiar iniciativas que promovam a adoção de energias mais econômicas, limpas e renováveis estamos alinhados à expectativa dos nossos stakeholders e à nossa estratégia de sustentabilidade”, declarou João Vitor Menin, CEO do Inter. Com a viabilização do serviço no Estado, a empresa quer ainda ampliar a oferta para os mais de sete milhões de clientes espalhados pelo país.

Pontos de recarga de veículos

O projeto que desenvolve os veículos elétricos no Brasil quer ainda testar carregadores rápidos de energia que vai viabilizar o percurso de 900 km entre Brasília (DF) e Campinas (SP), com uma parada rápida em Uberlândia para fazer a recarga do carro. A frota desenvolvida pela empresa também é testada por empresa locais da região.

 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Região metropolitana
2 de novembro
Unaí
Acidente
Região Central de Minas
Sentido Vitória
Saída para o feriado
Região metropolitana
Emprego
2 de novembro