Imagens viralizaram

Vítima de Brumadinho resgatada da lama por helicóptero tem 15 anos

Familiares de Talita Cristina de Oliveira Souza contaram que ela estava na pousada Nova Estância e segue internada no hospital João XXIII

Sáb, 26/01/19 - 13h25

A vítima que aparece nas imagens impressionantes de um resgate de helicóptero em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, após o rompimento de uma barragem, é Talita Cristina de Oliveira Souza,  de 15 anos, que estava no interior da Pousada Nova Estância, onde mora, nas proximidades da mineradora. 

Talita e a irmã dela, Alessandra Paulista de Souza, 43,  estão internadas no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.  A filha de Alexsandra, Laís Gabriel, 14, está desaparecida.

O tio delas, o técnico de manutenção elétrica Doriedson Gomes, 43, conta que dois filhos de uma funcionária da Pousada se jogaram no mar de lama para salvar Talita. "Ela estava dentro pousada quando o lugar foi invadido pela lama.  Ela foi arrastada por 200 metros, até o lugar onde o helicóptero a pegou'", contou o tio.

Segundo ele, a dificuldade para retirar Talita da lama foi porque ela quebrou a bacia e a "perna estava torta", segundo o tio.

Segundo Doriedson,  os dois rapazes que socorreram Talita moram na comunidade Córrego do Feijão e escutaram os gritos  de socorro dela.

A irmã de Talita, Alessandra,  tinha acabado de chegar em casa, ao lado da pousada,  e estava almoçando quando aconteceu a tragédia.  "Tinha acabado de colocar o prato de comida quando ouviu o barulho. Ela contou que ouviu os gritos de Talita, mas não ouviu a filha dela, Laís, que estava deitada no chão do corredor. Uma árvore entrou dentro da casa com lama e tudo e prensou Alexsandra contra a parede. Ela engoliu muita lama, mas conseguiu segurar num galho e sair", conta o tio. Segundo ele, Talita está saindo do coma induzido, e Alessandra está consciente. "A Laís continua desaparecida", lamentou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.