Trânsito

Volta às aulas deixa trânsito intenso em Belo Horizonte

Agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar orientam motoristas em 45 pontos da cidade, próximos às escolas; operação segue até o dia 14

Por Gustavo Lameira / Rafaela Mansur
Publicado em 03 de agosto de 2015 | 06:56
 
 
A volta às aulas complica o trânsito em Belo Horizonte - MG. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 03/08/2015 Alex de Jesus/O Tempo

A volta às aulas complicou o trânsito em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (3). Cerca de 570 mil alunos retornam para o segundo semestre letivo nas redes pública e privada da capital.

Agentes da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Polícia Militar e Guarda Municipal operam o tráfego no entorno de 45 escolas, em vários pontos da cidade. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotar atitudes seguras para a preservação da vida. A ação será realizada até o dia 14.

No entorno do Colégio Loyola, no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o trânsito ficou intenso por volta de 7h30, horário de início das aulas do turno da manhã. Agentes da BHTrans estiveram no local para orientar o trânsito e distribuir cartilhas educativas para os pais dos estudantes. "Se a gente não retornar todos os anos lembrando às pessoas de que aquilo que é certo é certo e é para ser feito, o trânsito fica muito pior para os próprios usuários na porta da escola", disse o coordenador de campanhas educativas Ronaro Ferreira.

Segundo ele, parar em fila dupla ou na faixa de pedestre e falar no celular enquanto dirige continuam sendo alguns dos principais problemas do trânsito no ambiente escolar, que conta com mais crianças e demanda maior atenção. "Se os pais das crianças mudarem o comportamento para melhor, com certeza o trânsito na porta da escola vai ser melhor", afirmou.

A médica Claudia Ávila, 43, foi levar a filha ao colégio. "Hoje com a orientação aqui está melhor, costuma ficar uma bagunça, com vários carros parados em fila dupla", contou. Ela aprova a campanha, mas defende a continuidade. "Não todos os dias, mas se tivesse mais vezes o trânsito com certeza iria ser melhor", completou.

Corredores

Nas avenidas Pedro I, Antonio Carlos, Cristiano Machado, que ligam a região Norte ao centro, o trânsito ficou intenso com retenções em diversos pontos até as 9h. Outros corredores de tráfego com registro de lentidão foram as avenidas Pedro II, Carlos Luz, Amazonas, Teresa Cristina e região hospitalar, além do hipercentro de BH.

Na BR-040, em Ribeirão das Neves, um acidente envolvendo dois veículos de passeio complicou o trânsito na altura do bairro Liberdade, no sentido Belo Horizonte.

Acompanhe nosso canal de trânsito.

Domingo

Nesse domingo (2), o trânsito ficou intenso nas estradas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas BRs 040 e 381, além da grande movimentação de veículos, havia ainda trechos em obras.

Na BR-381, em Sabará, chegada do Espírito Santo e Leste de Minas, foram registrados 4 km de lentidão entre os KM 450 e 454 até o final da noite desse domingo. No outro extremo da rodovia, em Betim, foi o trânsito era intenso para os motoristas que voltavam de São Paulo e Sul de Minas.

Na BR-040, altura de Sete Lagoas, na região Central de Minas, o trânsito também ficou lento por causa da cobrança de pedágio. A orientação da PRF aos motoristas era chegar às cancelas com dinheiro trocado para agilizar a cobrança e evitar filas. O pedágio custa R$ 4,60.

Atualizada às 11h15