Chuvas em Minas

Zema lamenta mortes, e diz que situação da chuva no Estado está ‘sob controle’

'Estamos conseguindo enviar ajuda para quem precisa. Pode ser que essa ajuda não chegue na hora certa, mas com certeza é questão de horas, um dia ou dois', disse o governador

Qua, 29/01/20 - 16h11
Governador falou sobre a visita do presidente e outras medidas durante coletiva | Foto: Reprodução/Twitter @RomeuZema

Ouça a notícia

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (29), em Belo Horizonte, para tratar as questões da chuva no Estado, o governador de Minas Gerais Romeu Zema anunciou medidas que estão sendo adotadas pelo governo e lamentou as mortes registradas. O governador, contudo, garantiu que a situação está “sob controle”.

“Lamentamos profundamente as 53 mortes que já tivemos no Estado. A grande maioria delas em decorrência de deslizamentos e cerca de dez ou 12 por questões de afogamentos. A situação, eu diria, apesar de muito difícil, de muito sofrida, com perdas humanas, é, neste momento, uma situação sob controle. Estamos conseguindo enviar ajuda para quem precisa de ajuda. Pode ser que essa ajuda não chegue na hora certa, mas com certeza é questão de horas, um dia ou dois”, afirmou o governador. 

Zema informou que doações estão saindo de Belo Horizonte para cidades de outras regiões. “Nossa grande prioridade tem sido a ajuda humanitária, até porque em muitas áreas não tem sido possível ter acesso aos danos, em razão das águas e do tempo não ter melhorado. Correios e telégrafos farão a distribuição de colchões, roupa de cama e alimentos para todo o Estado saindo de Belo Horizonte. Tivemos interrupção total em cinco estradas, mas nenhuma cidade está linhada”, disse. 

Governo federal pode mandar verbas ‘em dias’ para a prefeitura 

Zema afirmou ainda que prefeituras em situação de emergência devem solicitar junto ao governo federal os recursos para as suas reconstruções e que verbas podem ser liberadas ainda na semana que vem. 

“Estamos orientando as prefeituras como fazer, mas a condução é de cada prefeitura. Esse dinheiro vai direto para as prefeituras e não para o Estado. O ministro Canudo disse que algo de dias. Acredito que na semana que vem, aquelas prefeituras que tiveram agilidade, já podem estar recebendo os recursos. Como ele disse, o recurso já está depositado, só mesmo aguardando a liberação de acordo com as solicitações que chegarem preenchidas de forma correta”, afirmou o governador.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.