Gratuito

Zoológico de BH terá degustação de chás no Jardim Japonês; veja como participar

Em 2024 serão oito edições, a primeira delas no próximo sábado (27); vagas são limitadas e, para participar, é necessária uma inscrição prévia

Seg, 22/04/24 - 23h46
Ao todo, em 2024 acontecerão oito eventos com 20 vagas cada | Foto: Suziane Brugnara/PBH

No próximo sábado (27 de abril), os apaixonados pela cultura japonesa, em especial pelos chás, terão uma oportunidade única de imergir na tradição dessa bebida de forma totalmente gratuita. O Jardim Japonês, que fica dentro do Zoológico de Belo Horizonte, abrirá suas portas para o primeiro encontro de 2024, oferecendo uma visita guiada e uma experiência de degustação de chás.

Para participar do evento, que acontecerá mensalmente até novembro e conta com apenas 20 vagas por sessão, é necessário fazer uma inscrição prévia. Apesar da degustação de chás ser gratuita, é necessário adquirir o ingresso para entrada ao Jardim Zoológico na portaria localizada na avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, na Pampulha. Os valores dos ingressos podem ser conferidos no site da Prefeitura de BH

"É aconselhável chegar com 30 minutos de antecedência para evitar atrasos na compra", orienta a PBH. Aberto ao público, o Jardim Japonês proporciona uma vivência autêntica do Japão em meio à cidade. Durante o tour guiado, os participantes poderão explorar os elementos essenciais dos jardins japoneses, culminando em uma degustação de chá na serena Casa de Chá.

O objetivo desta experiência é destacar a versatilidade dos chás japoneses e sua integração no dia a dia do povo nipônico. A gerente de Uso Público e Eventos da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Gisele Mafra, a  retomada do projeto é importante tanto para a divulgação do espaço como para um intercâmbio cultural. 

"O Jardim Japonês já é um espaço que oferece um tipo de encantamento. Poder acrescentar a isso, o conhecimento dos chás, que são tão tradicionais no Japão só enriquece ainda mais a experiência do visitante. Em 2020, devido à pandemia, só tivemos dois encontros, mas agora teremos a programação durante todo o ano”, explica.

A condução da atividade fica a cargo da engenheira agrônoma Paula Braga, especialista em chás e a primeira brasileira certificada como Conselheira de Chá Japonês pela Associação de Instrutores de Chá Japonês Nihon cha Kyokai.

"A participação é livre para todas as idades e crianças até 5 anos não necessitam se inscrever. O chá servido contém cafeína, sendo assim, não é recomendado para pessoas que possuam sensibilidade ao componente", conclui o município. 

Confira a programação com todas as datas da degustação:

  • Dia 27/4, às 10h
  • Dia 25/5, às 15h
  • Dia 29/6, às 10h
  • Dia 20/7, às 15h
  • Dia 24/8, às 10h
  • Dia 21/9, às 15h
  • Dia 26/10, às 10h
  • Dia 9/11, às 15h
     

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.