Confins

Avião vai trazer para Minas 1,6 milhão de testes rápidos de Covid-19 da China

Produtos serão destinados a um laboratório mineiro, que não teve seu nome divulgado

Por Gabriel Moraes
Publicado em 28 de maio de 2020 | 21:23
 
 
Airbus A330-900neo decolou na tarde desta quinta-feira (28) do aeroporto de Viracopos, em Campinas Azul / divulgação

Está previsto para pousar na próxima segunda-feira (1) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, um avião trazendo da China 1,6 milhão de testes rápidos de Covid-19. Essa é a segunda operação desse tipo em aproximadamente um mês, mas a compra foi feita por uma empresa diferente na época.

Segundo a Azul, empresa área que irá operar esse voo, o Airbus A330-900neo decolou na tarde desta quinta-feira (28) do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com destino ao Aeroporto Internacional de Qingdao Liuting, na província de Shandong. Ele fará duas escalas, uma na ida e uma na volta, em Amsterdã, na Holanda.

O lote foi importado por duas empresas. Uma delas é a Cepalab – especializada na fabricação e comercialização de produtos para saúde. 

“Estamos muito orgulhos de cumprir essa nova operação, trazendo essa carga tão vital para o nosso país neste momento. Aproveito para agradecer o apoio dos órgãos reguladores e a confiança da Fly Easy, nosso Cliente”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Nessa operação cargueira para a China, a Azul Cargo Express conta com o parceiro logístico, a Fly Easy. “Já operamos aproximadamente 90 charters na luta contra o Covid-19 e é uma honra poder utilizar aeronaves de matrícula brasileira em operações que começam do outro lado do planeta para trazer recursos ao nosso país, além das operações regionais onde constantemente trabalhamos em cooperação com a Azul”, disse Kenny Schulz, diretor Comercial da empresa.

“Mais uma vez, o aeroporto reforça seu compromisso em apoiar o transporte de recursos relacionados às ciências da vida. Temos uma localização privilegiada e muito a contribuir nesse momento delicado pelo qual passa a população mundial. Em meio à pandemia do coronavírus, o modal aéreo é, mais do que nunca, fundamental para a celeridade e segurança no transporte de cargas essenciais ao combate da doença. Temos toda a infraestrutura e seguimos rigorosamente todas as normas técnicas de manuseio desses insumos”, explica Rafael Laranjeira, gestor Executivo de Soluções Logísticas da BH Airport, concessionária que administra o terminal.

No dia 1º de maio, chegou a BH um outro voo da China carregado com cerca de 1,46 milhão de testes rápidos para Covid-19. Segundo a Celer Biotecnologia da Wondfo, responsável por essa importação anterior, os testes foram destinados a empresas privadas e grandes distribuidores do país.