Atitude inconsequente

Churrasco durante quarentena desencadeia o coronavírus em cidade na Argentina

Autoridades locais decidiram fechar acessos à pequena Loncopué, de 6.000 habitantes, após registro de duas mortes pela Covid-19 e ao menos 40 casos confirmados da doença

Por Igor Veiga
Publicado em 10 de abril de 2020 | 20:33
 
 
Reprodução

Com cerca de 6 mil habitantes, a pacata cidade de Loncopué, na Argentina, a 1.100 km de Buenos Aires e próxima à região da Patagônia, foi totalmente isolada pelas autoridades locais depois de terem sido registradas duas mortes pela Covid-19, além de 40 casos do novo coronavírus. Outros 19  teriam sido confirmados nas últimas horas.

O governo da província de Neuquén, onde fica Loncopué, foi aberta uma investigação para determinar a responsabilidade criminal pela disseminação do vírus na comunidade. A principal hipótese é que os dois pacientes que vieram a falecer devido a doença, além dos 40 infectados que permanecem em isolamento após o diagnóstico, furaram a quarentena determinada pela prefeitura da cidade, no último dia 23 de março, para participar de um churrasco.

“Às vezes, quando a quarentena não é realizada adequadamente, essas coisas acontecem. Tem que ser uma experiência para que pessoas de outras cidades entendam que isso não é uma piada. Que quarentena é quarentena: você tem ficar em casa, você não precisa receber visitas ou algo assim. Lamentamos profundamente o que está acontecendo conosco, a perda de nossos vizinhos ", disse Walter Fonseca, prefeito de Loncopué, em entrevista ao jornal argentina Clarín.

O acesso a cidade foi bloqueado para entrada e saída de veículos, foram estabelecidas exceções para que caminhões com os suprimentos e combustíveis necessários possam circular para as populações na parte norte da província".