Em BH

Em três dias, 218 pessoas abordadas em barreiras são encaminhadas para hospitais

Foram abordadas um total de 41.722 pessoas, em 22.100 veículos nos três dias de trabalhos

Por Natália Oliveira
Publicado em 21 de maio de 2020 | 12:25
 
 
Começou hoje a instalação de barreiras sanitárias criadas para a prevenção do novo coronavírus, em vários pontos de Belo Horizonte. Cristiane Mattos / O Tempo

Em três dias, as barreiras sanitárias instaladas em Belo Horizonte já encontraram 218 pessoas com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Elas foram encaminhada ao atendimento médico. Na segunda-feira (18) foram 10 barreiras instaladas na cidade, já nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), o número passou para 11 e a previsão é que se tenha um total de 18 barreiras na capital nos próximos dias. 

Nesta quinta-feira (21) foram novamente 11 barreiras e o balanço de pessoas com sintomas de coronavírus só deve sair nesta sexta-feira (22). Foram abordadas um total de 41.722 pessoas, em 22.100 veículos nos três dias de trabalhos. 

O número de pessoas encaminhadas ao sistema de saúde cresce a cada dia. Na segunda-feira foram 11.284 pessoas avaliadas 65 encaminhadas ao atendimento médico e na terça 15.011 avaliados e 71 com sintomas. Já nesta quarta-feira foram 15.427 pessoas abordadas e 82 encaminhadas. 

Sobre as barreiras 

As barreiras são montadas em locais estratégicos onde há maior movimentação de moradores na cidade para atingir um público maior. Na abordagem profissionais da saúde fazem a escuta de motoristas e passageiros de motos e carros e aplicam um questionário.

Os agentes de saúde perguntam se a pessoa teve contato com algum paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19 e se apresentou sintomas, como dor de garganta, tosse e perda de olfato e paladar. Todas as respostas são registradas em formulário pelos profissionais. 

Eles também medem a temperatura corporal dos entrevistados e orientam sobre o uso correto de máscaras e outras medidas de prevenção. A ação dura menos de um minuto. Quem é parado nas barreiras sanitárias e apresenta suspeita de infecção pelo coronavírus recebe uma ficha de encaminhamento com a recomendação de procurar uma unidade de saúde específica na capital.