Pandemia

Governo do Estado lança edital para gestão do hospital de campanha do Expominas

Minas Gerais tem atualmente 2.964 leitos de UTI no sistema público, dos quais 2.098 estão ocupados

Qui, 18/06/20 - 22h34
Local, que é exclusivo para pacientes com coronavírus, ainda não foi utilizado | Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

O governo de Minas publicou nesta quinta-feira (18) um edital para selecionar Organizações Sociais (OS) interessadas em participar da gestão compartilhada do Hospital de Campanha de Minas Gerais, instalado no Expominas, em Belo Horizonte, e da "operação complementar", localizada em Betim, na região metropolitana.

A unidade da capital, pronta desde o dia 15 de abril, conta com 768 leitos exclusivos para atender pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus, mas ainda não foi utilizada.

Mesmo com dados indicando ocupação máxima de leitos em algumas regiões do Estado, o secretário de Estado de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que o hospital só será inaugurado após a habilitação de leitos em hospitais convencionais. "Daremos preferência para leitos mais fáceis de abrir, já com estrutura montada, e em um segundo momento é que pensaremos na inauguração de hospitais de campanha", justificou.

Já a unidade de Betim, construída em tempo recorde, foi a primeira a funcionar em Minas, ainda em abril, com 120 leitos, no Fiat Clube.

O contrato de gestão terá vigência de três meses e poderá ser prorrogado enquanto perdurar a situação de calamidade pública no Estado, decretada devido à pandemia da doença.

De acordo com o governo, os valores necessários para viabilizar a estruturação, a gestão e a operacionalização de serviços de saúde no hospital de campanha serão aplicados em etapas, considerando a necessidade ou não de ativação de cada ala e os serviços prestados.

Poderão participar da seleção entidades de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas ou que pretendam se qualificar como OS. As propostas devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI/MG) entre os dias 26 de junho e 2 de julho.

"A avaliação das propostas será feita por uma comissão julgadora e levará em conta critérios objetivos de experiência, técnica e regularidade com as exigências descritas no edital", informou. Para acessar o edital, clique AQUI.

Leitos

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas Gerais tem atualmente 2.964 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sistema público, dos quais 2.098 estão ocupados, sendo 415 pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Já em relação ao leitos clínicos, o Estado dispõe de 12.928 unidades, mas 9.122 já estão sendo utilizadas, sendo 10,08% por enfermos vítimas da pandemia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.