Alerta

OMS: Máscaras não são 'soluções milagrosas' e são incapazes de conter a pandemia

Entidade reforça que uso deve ser reservado aos profissionais de saúde devido à escassez do produto no mundo

Seg, 06/04/20 - 16h56
Tedros Adhanom | Foto: AFP

A OMS descartou que as máscaras sejam "a solução milagrosa" para coibir a pandemia de Covid-19 e seu amplo uso na população só é justificado quando o acesso à água para lavar as mãos é limitado ou é difícil manter a distância física. 

"Não há resposta binária, nem solução milagrosa. Máscaras por si só não podem parar a pandemia de Covid-19", enfatizou o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma coletiva de imprensa online nesta segunda-feira (6).

Além disso, seu uso deve ser reservado aos profissionais de saúde devido à escassez. Para os demais, somente no caso de falta de água ou alta densidade demográfica, acrescentou. 

Modos de contaminação

Até o momento, a OMS indicou que não é necessário que pessoas saudáveis usem máscara, a menos que estejam em contato com os pacientes.

No entanto, estudos citados por academias americanas de ciências parecem concordar com a hipótese de que o vírus possa ser transmitido pelo ar, entre pessoas que falam ou respiram e não apenas por gotículas projetadas ao espirrar ou pelo contato com superfícies contaminadas.  Ainda assim, a OMS se mantém cautelosa a respeito. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.