Pandemia

OMS teme retorno mortal do coronavírus se confinamento for suspenso rapidamente

Enquanto alguns países já estudam transição para a normalidade, entidade alerta que, se abertura for feita de uma vez, haverá um rebote pior que a onda original de contágio

Sex, 10/04/20 - 14h39
Tedros Adhanom, da OMS, diz que retorno ao trabalho e à livre circulação de pessoas pode agravar muito a pandemia | Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Genebra, Suíça. Um levantamento muito rápido das restrições de confinamento impostas contra a pandemia de Covid-19 pode levar a um "10retorno mortal" do novo coronavírus, alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Sei que alguns países já estão preparando a transição para abandonar as restrições de confinamento. Como todo o mundo, a OMS quer que as restrições sejam levantadas. Ao mesmo tempo, suspender as restrições muito rapidamente pode levar a um rebote mortal", disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa virtual em Genebra. "O refluxo (da pandemia) pode ser tão perigoso quanto a sua propagação, se não for administrado adequadamente", acrescentou ele.

A OMS consulta os países afetados para desenvolver estratégias para elevar progressivamente e com segurança as medidas de contenção. Para isso, seis condições devem ser atendidas: controlar a transmissão do vírus, garantir a disponibilidade de assistência e saúde pública, minimizar o risco em ambientes expostos, como unidades de saúde permanentes; implementar medidas preventivas no trabalho, em escolas e outros locais de alta frequência; controlar o risco de casos importados e, finalmente, responsabilizar a população.

"Cada indivíduo tem um papel a desempenhar na superação da pandemia", insistiu Tedros.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.