Região Metropolitana

Parte do comércio fechado por causa da pandemia pela Covid-19 reabre em Sabará

Um decreto publicado na semana passada autorizou a reabertura gradual de alguns segmentos econômicos

Seg, 01/06/20 - 14h28

A cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, reabriu parte do comércio nesta segunda-feira (1). Algumas atividades não estavam funcionando em função do isolamento social por causa da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Na cidade estavam autorizados os serviços essenciais como padarias, farmácias, açougues e supermercados; e outros estabelecimentos como bancas de revistas, lojas de material de construção e madeireiras. 

Na última quinta-feira (29) a prefeitura da cidade publicou um decreto autorizando a reabertura de mais algumas lojas como as de bicicletas, peças e acessórios, brinquedos e artigos recreativos,  cosméticos e produtos de perfumaria, cabeleireiros, manicure e pedicure, clínicas de estética, entre outros.

O decreto autorizou o funcionamento a partir desta segunda e estabeleceu os horários que cada tipo de comércio poderá funcionar. O revezamento tem o objetivo de evitar aglomerações nas ruas da cidade e nos transportes coletivos em um só horário.

De acordo com o texto, a reabertura do comércio será gradual e tem o objetivo de restabelecer a atividade econômica do município, mantendo “os parâmetros que asseguram a proteção da saúde pública”. Ainda segundo o decreto, o Gabinete de Crise e Combate a pandemia pela Covid-19 de Sabará vai fazer um monitoramento frequente da reabertura, para saber como está funcionando e se está trazendo riscos à saúde.

Se houver aglomerações e riscos de disseminação da doença, a reabertura poderá ser suspensa.  A cada 15 dias serão avaliadas novas aberturas que vão depender da forma como a Covid-19 estará se espalhando pela cidade. 

Para o funcionamento os comércios devem adotar as medidas de segurança como fornecimento de álcool em gel e exigir uso de máscaras por funcionários e clientes. Ficou estabelecido também que se algum funcionário apresentar qualquer tipo de sintoma da doença, ele deve ser afastado imediatamente. 

Dentro das lojas, os clientes devem ficar a dois metros de distância, sendo assim, deve ser feito o controle do número de pessoas dentro dos estabelecimentos. Os produtos vendidos e expostos devem ser frequentemente higienizados com álcool 70%. Em caso de lojas de cosméticos e produtos de beleza, maquiagens não podem ser compartilhadas por mais de um cliente. 

Na manhã desta segunda-feira não houve grande movimentação de clientes no comércio da cidade. Havia filas somente nas agências bancárias. Uma comerciante, que preferiu não se identificar, contou que a movimentação de clientes tem sido pequena. “Já tinham algumas lojas funcionando, mas dia de semana não dá movimento nenhum. No fim de semana que vem gente de Belo Horizonte e melhora um pouco”, contou.

Sabará tem, até esta segunda,30 casos confirmados do novo coronavírus e nenhuma morte, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

Veja os comércios que vão poder funcionar a partir desta segunda:

Artigos de bomboniere e semelhantes

Artigos de iluminação

Artigos de cama, mesa e banho

Utensílios, móveis e equipamentos domésticos, exceto eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

Tecidos, armarinho e artesanato

Produtos de limpeza e conservação

Artigos de papelaria, livraria e fotográficos

Bicicletas, peças e acessórios

Brinquedos e artigos recreativos

Cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

Veículos automotores

Peças e acessórios para veículos automotores

Pneumáticos e câmaras-de-ar

Comércio atacadista da cadeia de comércio varejista da fase 1

Cabeleireiros, manicure e pedicure

Clínicas de estética

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.