Flexibilização

Shoppings, academias e bares vão voltar a funcionar em Poços de Caldas

A reabertura do comércio na cidade vai ocorrer com algumas restrições sanitárias a partir da próxima sexta-feira (1)

Por Lara Alves e Natália Oliveira
Publicado em 27 de abril de 2020 | 16:37
 
 
Sérgio Mourão / divulgação - 31.5.2008

A prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, decidiu flexibilizar as regras de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e estabeleceu a reabertura do comércio da cidade no próximo dia 1º de maio. Até mesmo os shoppings e academias vão poder abrir seguindo algumas medidas restritivas. 

O prefeito do município, Sérgio Azevedo (PSDB), fez um vídeo, na noite deste domingo (26), explicando um pouco sobre a reabertura.

"Chegamos em um ponto de flexibilidade, Poços de Caldas possui um dos menores índices do Brasil (de coronavírus). A população colaborou muito e conseguimos atingir índices satisfatórios. Completamos hoje 36 dias dessa quarentena e precisamos começar a flexibilizar o funcionamento de comércios e serviços aqui na cidade. A partir do momento que nós temos esses índices que nos permitem flexibilizar, se nós não fizermos, aí estaremos sacrificando sobremaneira a parte econômica da cidade que precisa ter seu andamento com segurança, agora é o momento. Nosso setor de saúde está apto a poder receber”, garantiu. 

Segundo ele, um decreto deve ser publicado nesta terça-feira (28) determinando as normas para a reabertura. No vídeo, o prefeito já adiantou algumas regras. Os hotéis dos município poderão voltar a funcionar, mas, por enquanto, somente para hospedar moradores da cidade. 

As igrejas também vão poder ter missas e cultos. "Vamos permitir que 20% da capacidade da igreja seja ocupada com missas e cultos. Padres e pastores serão responsáveis pelo cumprimento desse número, distanciamento de dois a três metros entre as pessoas. Nós entendemos ser fundamental para o conforto espiritual das pessoas e também para que padres e pastores sejam parceiros nossos na conscientização da população na importância de cumprir as medidas”, declarou Azevedo. Segundo ele, crianças menores de 12 anos e idosos não poderão frequentar os templos religiosos. 

Os bares e restaurantes vão poder funcionar com 30% da capacidade e com dois metros de distância entre cadeiras abertas. “Esse é o grande segredo, aglomeração não pode ter”, disse o prefeito.

Os shoppings também está autorizado a funcionar. "Shopping é um comércio como outro qualquer, ele vai funcionar dentro das regras de limitação também. A mesma regra para bares e restaurantes vale para praças de alimentação, esse é o segredo: não podemos ter contato”, disse Azevedo. 

As academias também vão poder voltar a funcionar. 'Vai ter que fazer um plano de funcionamento a ser apresentado ao comitê, houve uma declaração com muita propriedade de alguns professores mostrando que é possível realizar com segurança, decidimos acatar desde que seja apresentado plano para o comitê de saúde, peço que cada dono de academia nos procure para que orientemos como fazer”, concluiu o prefeito.

Sobre os horários de funcionamento do comércio,eles vão funcionar em horários distintos para evitar que o transporte coletivo fique lotado. Álcool em gel devem ser fornecidos para os funcionários e clientes do comércio. Poços de Caldas tem 13 casos confirmados do novo coronavírus e uma morte.