Literatura

Fliaraxá divulga programação com mais de cem autores

Valter Hugo Mãe, Agualusa, Antonio Prata e Miriam Leitão são alguns dos destaques da programação, que acontece de 19 a 23 de junho

Qua, 15/05/19 - 16h37
O escritor português Valter Hugo Mae é o grande homenageado deste edição do evento literário

Um dos eventos de literatura mais interessantes de Minas Gerais, o Fliaraxá anunciou a programação de sua oitava edição. Com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação”, a feira literária acontece em Araxá entre os dias 19 e 23 de junho.  

Quase cem autores e autoras participam da extensa lista de atrações, composta especialmente por encontros, debates, palestras, sessões de autógrafos, leituras e workshops. Além da programação para adultos, há também atividades destinadas ao público infantojuvenil. Todas as atividades são gratuitas.

O grande homenageado é o escritor português Valter Hugo Mãe, que lança três livros durante o evento. A edição escolheu como patrono o escritor Machado de Assis, aproveitando que no dia 21 de junho é aniversário de 180 anos do autor. 

A curadoria do festival literário é composta por Afonso Borges, Heloisa Starling, Sergio Abranches, Marcia Tiburi e Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

Destaques

No dia de abertura, o destaque é a palestra 'O Tempo do Mundo e o Tempo de Cada Um', com Monja Coen. No dia 20, Afonso Borges e Valter Hugo Mãe participam da mesa 'Conto, Gênero Maldito?'. Luiz Ruffato integra a mesa 'Economia do livro', ao lado de Talita Taliberti, Simone Paulinoe  Elisa Ventura. Na sequência, o tema escolhido é 'As Revistas Literárias no Brasil', com a presença de Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck e Lucas Guimaraens. Em seguida as escritoras Leila Ferreira, Carla Madeira, Daniella Zupo e Cris Guerra falam do tema 'Narrativas Femininas: onde Moram Nossos Medos'. O dia se encerra com as mesas 'Democracia: Realidade e Ficção', com Sérgio Abranches, Heloisa Starling e José Eduardo Agualusa; e 'A Imaginação Como Fator de Transformação Da Realidade', com Clóvis de Barros Filho.

Na sexta, a programação se inicia com o debate 'Biografia e Memórias – Narrativas', que conta com a participação de Tom Farias, Vagner Fernandes e Ana Luisa Escorel. 'Poesia, Qual é?' é assunto debatido por Alice Ruiz, Lucas Guimaraens e Jussara Santos. José Eduardo Agualusa, Cristovão Tezza e Valter Hugo Mãe falam sobre 'Ficção em África, Brasil e Portugal', enquanto a mesa 'Assista a Esse Livro: Se eu Fechar os Olhos Agora' será composta por Edney Silvestre, Ricardo Linhares, Graziela Azevedo. O dia chega ao fim com a homenagem aos 180 anos de Machado de Assis liderada por Marco Lucchesi, Antonio Carlos Secchin, Antônio Torres e Ignácio de Loyola Brandão.

O sábado tem entre os destaques a mesa 'A Cultura como Eixo do Desenvolvimento', com Sergio Sá Leitão, Marcelo Matte e Marta Porto. Na sequência, Marco Lucchesi, Antônio Torres e Maria Valéria Rezende falam sobre 'A Ficção da História'. O dia segue com o tema 'A Crônica e sua Arte', abordado por Míriam Leitão, Antonio Prata e Ignácio de Loyola Brandão. O homenageado Valter Hugo Mãe aparece para o debate derradeiro do dia, intitulado 'Literatura, Leitura e Imaginação'.

O domingo conta com dois debates principais: 'Rumos da Narrativa Brasileira', com Alice Ruiz e Marco Lucchesi; e Novas e Velhas Linguagens, com Cris Guerra, Aline Bei e Antônio Torres.

O evento é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CBMM, apoio cultural do Itaú e parceria do Sesc SP.

Serviço:

8º Fliaraxá - Festival Literário de Araxá

19 a 23 de junho de 2019

Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá - Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá - MG

Entrada gratuita.

Programação completa em www.fliaraxa.com.br

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Cinema
'Por autores competentes'
TELEVISÃO
Deixou bilhete
Reta final
- 48 kg
TV
Literatura
Globo
Rainha das Cinzas
Leia mais