Formato digital

23° Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes começa dia 1º de outubro

Em formato digital, evento visa, este ano, ajudar na recuperação econômica da cidade que há 23 anos o acolhe

Sex, 11/09/20 - 18h08
A partir do dia 1º de outubro, acontece o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, em formato digital. O objetivo é ajudar na recuperação econômica da cidade que há 23 anos acolhe o evento. A programação terá cerca de 250 atrações gastronômicas e culturais, em mais de 100 horas de conteúdo que estarão disponíveis no site (farturabrasil.com.br),  que vai direcionar o público também para outras plataformas (Instagram, Youtube etc.). No ano passado, o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes reuniu 50 mil pessoas, e a ideia era que esse ano o evento não ficasse aquém. Mas, bem, veio a pandemia, e, agora, o 23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes adentra a cena com diversos conteúdos online. E muitos convidados.
 
Chefs renomados como Alberto Landgraf, Bela Gil, Rafael Costa e Silva, Rodrigo Oliveira e muitos outros nomes importantes da gastronomia criaram receitas com chefs locais, entre eles, Rodolfo Meyer, Rafael Pires, Ricardo Martins e Juliana Ferreira, selecionados pelas curadoras Morena Leite e Carolina Daher. Quem estiver em Tiradentes e região poderá pedir os pratos em casa. Além disso, o Festival contratou cozinhas e equipes em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o público poderá pedir, também para ser entregue em casa, os pratos desenvolvidos pelos chefs.
 
“Desde 1998, o Festival sempre foi um incentivador da gastronomia e contribuiu significativamente para o crescimento econômico e social da cidade. Junto ao patrimônio histórico e natural, o evento ajudou a alavancar a turismo local. Um exemplo disso é que quando aconteceu a primeira edição havia três restaurantes na cidade, atualmente são mais de 150, com índice de desemprego zero até a pandemia. Neste cenário, decidimos reafirmar esse compromisso, alterando toda a nossa marca e  comunicação. Ao mesmo tempo, estamos recomeçando dentro de um formato digital. E em recomeços, nada melhor que revisitar as origens. Vamos resgatar a história do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, relembrando essa trajetória de mais de duas décadas.”, comenta Rodrigo Ferraz, diretor geral do evento.
 
Os festins, almoços e jantares especiais, mantêm a tradição de serem assinados por nomes de relevância nacional em dupla com chefs locais. O público poderá assistir a vídeos do preparo dos menus, desenvolvidos especialmente para o festival com produtos da região. Nas cidades do Campo das Vertentes, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro os menus serão disponibilizados em pré-venda e em quantidades limitadas, para o público pedir em casa. Em Tiradentes, além do delivery, os restaurantes recebem os clientes de acordo com os protocolos estabelecidos na cidade.
 
Ivo Faria abre o evento em parceria com Bruno Dedé, do Senac. Participam, ainda: a culinarista e apresentadora do GNT, Bela Gil, e Juliana Ferreira, que lidera a cozinha afetiva do Gourmeco; Alberto Landgraf, chef do Oteque, parte da respeitada lista “Latin America's 50 Best Restaurants” e Rodolfo Mayer, do também estrelado pelo Guia 4 Rodas Angatu; Rodrigo Oliveira, que fez história com o Mocotó e abre em breve um novo restaurante em Los Angeles cozinha com Ricardo Martins, que mistura Minas e Oriente no Uaithai; Rafael Costa e Silva (Lasai), considerado um dos melhores chefs de sua geração e Rafael Pires (Mia), que cresceu no Festival e se tornou um grande chef.
 
Na seção Chef em Casa, 14 duplas de chefs, sendo um de Belo Horizonte e outro da região do Campo das Vertentes, criam receitas exclusivas para o Festival. Os vídeos  desses preparos estarão disponíveis e os pratos serão entregues em Tiradentes e região. Será um momento de troca de experiências e sabores entre: Flávio Trombino e a legítima cozinha mineira do Xapuri e Felipe Oliveira, do contemporâneo Ora; a gastronomia descomplicada de Caetano Sobrinho e o especialista em hambúrguer Guilherme Pires; a rica simplicidade comum entre Henrique Gilberto e Mariana Mayer; o sotaque português Cristóvão Laruça e a tradição Arlete Santos; a sofisticação de Américo Piacenza e Luiz Cesar, entre muitos outros.
 
Receita do Chef. Ao acessar este item, o público de casa pode aprender, interagir e se divertir em 21  lives de temas diversos com renomados profissionais, como o francês Laurant Suaudeau, ícone da gastronomia que aborda suas origens, e amantes da boa comida. Carolina Ferraz mostra sua cozinha afetiva; Danielle Dahui aborda a cozinha para seduzir; o paraense Saulo Jennings leva sua cozinha da floresta; o intelectual da gastronomia André Boccato conta sobre a cozinha literária, entre muitos outros nomes com aulas de pães, vinhos, bolos.
 
E tem, ainda a Dica do Chef, Origem ao Prato, Mercearia Fartura, Talento em Casa, Empreendedorismo Gastronômico, e muito mais.  E sim, a tradicional programação cultural, com nomes de destaque nacional, como Wagner Tiso. 
 
23° Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes
1 a 4 de outubro
www.farturabrasil.com.br
 
Toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, e-commerce etc).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.