Reality show

Após eliminação dramática, 'MasterChef' define seus semifinalistas

Competição da Band teve choro e erros grosseiros em desafios com ingredientes clássicos; quatro cozinheiros seguem na disputa

Seg, 05/08/19 - 10h59
Ana Paula Padão, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, de Masterchef", na Band | Foto: Band Comunicação/Divulgação

Foram definidos os quatro semifinalistas do "Masterchef Brasil", a competição gastronômica da Band. O programa foi ao ar domingo (4), às 22h, por causa de uma alteração na grade da emissora, e teve duas provas não muito complicadas, mas que deram trabalho aos cinco cozinheiros que seguem na disputa.

O primeiro desafio foi uma caixa misteriosa que parecia deliciosa. Toda feita de chocolate, a caixa continha frutas, ervas e até carne de avestruz. A prova? Peparar um prato doce ou salgado usando alguns dos ingredientes da caixa combinados com chocolate.

Haila começou a prova empolgadíssima ao ver que se tratava de uma prova com chocolate, afinal, seu desejo é abrir uma confeitaria. No entanto, Haila se enrolou toda e serviu o pior doce, apesar de ter temperado o chocolate com perfeição. O problema da competidora foi o recheio de seu bombom aberto, muito mole e com pedaços grandes de bacon.

Rodrigo também errou ao servir um prato ousado, salgado, com carne de avestruz e molho de chocolate com frutas vermelhas. Não rolou. A carne foi servida muito grossa e o molho estava ruim. Os jurados deixaram claro que é importante ousar, mas só quando o cozinheiro tem uma base para o preparo dos ingredientes. Lorena serviu um sorvete de chocolate em uma casca de chocolate. Como Jacquin disse, impossível não ser bom para quem é criança, como ele. Mas nada excepcional.

Já Eduardo e Juliana apresentaram sobremesas quase perfeitas. O ravioli de chocolate com frutas vrmelhas de Juliana estavam grandes demais e faltou cozimento, mas o prato agradou aos jurados. Eduardo preparou uma tartelette "desconstruída", como ele chamou, com massa doce, chocolate temperado, ganache e calda de frutas vermelhas. O problema é que a porção estava muito pequena. Mesmo assim, o doce foi considerado o melhor da noite e Eduardo garantiu seu lugar no mezanino e uma vaga na seminfinal.

Atenção!!! A partir deste trecho, o texto contém spoilers sobre o eliminado da semana. Caso não queira saber quem deixou a competição, pare de ler agora. 

Para a prova de eliminação foi escolhido outro ingredinte clássico e nobre: o bacalhau. Os participantes tinham no mercado postas, lombos e lascas de bacalhau à disposição. Lorena ficou nervosa, pois seu fraco é peixe. Juliana estava segura com uma receita de família na cabeça. Rodrigo fingiu estar seguro, mas não estava tão confiante. Haila estava tão nervosa que tremia ao fatiar azeitonas. 

Rodrigo fez o melhor prato, com uma posta de bacalhau servida no ponto e um acompanhamento inusitado: purê de inhame. Assim, ele garantiu a segunda vaga na semifinal ao lado de Eduardo.

Haila fez um bacalhau gratinado, apesar dos avisos dos chefs - especialmente de Jacquin - para ter cuidado com a combinação de queijo com peixe. Os pratos preparados por Lorena e Juliana estavam salgados. Lorena fez o bacalhau com purê de batatas e uma cama de pimentões e damascos confitados. Juliana serviu o lombo do bacalhau com molho de tomates, batatas e cebolas no azeite. O bacalhau de Juliana, no entanto, não dava para comer, pois ela colocou mais sal num peixe que já é salgado. Alertada por Jacquin, ela garantiu que não haveria problemas. Só que não!  

Lorena subiu para o mezanino e Juliana e Haila foram para a zona de eliminação. Como o bacalhau gratinado de Haila estava um desastre, com batatas cruas e água no fundo do prato, a cozinheira foi eliminada sob choro de Paola Carosella e lamento de alguns colegas como Eduardo. 

Antes de tirar seu avental, ela foi muito elogiada por Jacquin, Paola e Fogaça, que insistiram para que ela não desistisse da cozinha. Paola disse que os três gostariam muito de tê-la na final. 

A disputa agora segue com Eduardo, Rodrigo, Lorena e Juliana. Três deles disputarão o desafio final.  

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.