Música

Banda Outro Gato Gypsy Jazz lança 1º disco autoral na Casa Outono

Quarteto une o chamado jazz cigano à música brasileira e apresenta repertório inédito nesta quinta-feira (11)

Qua, 10/08/22 - 09h16
O quarteto Outro Gato Gypsy Jazz lança o disco 'Cantando a Pedra' nesta quinta (11) | Foto: Leandro Guerreiro/Divulgação

Nos últimos cinco anos, a banda Outro Gato Gypsy Jazz se dedicou a unir o repertório do gypsy jazz (ou jazz cigano, estilo consagrado por Django Reinhardt na década de 1930) à música brasileira. Formado por Matheus Félix (Violino), Marcelo Luiz Barbosa (Contrabaixo Acústico), Mauro Dell'Isola (Guitarra e Violão) e João Gabriel (Voz e Violão), o quarteto agora lança, nesta quinta-feira (11), seu primeiro disco autoral, “Cantando a Pedra”, primeiro registro fonográfico autoral do estilo gypsy jazz em Minas Gerais. O show acontece na Casa Outono (rua Outono, 571 – Carmo), às 20h, dentro do projeto Jazz e Mais. Os ingressos a R$ 40.

Com oito faixas autorais, “Cantando a Pedra” é fruto de uma imersão de 1.060 horas no processo de composição e cerca de 80 horas de produção em estúdio, viabilizado pela Lei Aldir Blanc. Além das músicas do álbum, a apresentação traz releituras de canções da MPB, como “Só sei dançar com você”, de Tulipa Ruiz, “Nuvem Cigana”, de Lô Borges e Ronaldo Bastos, e "Savassi", de Geovane Paiva e Rodolfo Padilla.

O show de lançamento de “Cantando a Pedra” será captado ao vivo por uma equipe profissional. Como o objetivo da Outro Gato é produzir um material de áudio e vídeo, a banda lançou uma campanha de financiamento coletivo visando abater os custos de produção e de divulgação. Para fomentar a contribuição, a banda oferece recompensas como pocket shows e serenatas, além de ingressos para o próprio show em questão. 

Apesar de não ser muito difundido no Brasil, o jazz cigano (ou jazz manouche, como também é conhecido) – tem um estilo marcante, alto astral e cheio de virtuosidade artística. O show, por sua vez, é uma viagem musical semelhante às culturas ciganas: sem pátria, preconceitos e barreiras.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.