Cultura na pandemia

CentoeQuatro encerra projeto online e segue de portas fechadas até 2021

Cine104 Em Casa não conseguiu patrocínio e exibe os últimos dois filmes até domingo (1º); espaço não vai retomar atividades presenciais neste ano

Qua, 28/10/20 - 16h35
O CentoeQuatro, que abriga o Cine 104, não vai participar da retomada dos espaços culturais em BH | Foto: SAMUEL AGUIAR

Foram sete meses de programação gratuita, que contou com a exibição de dois longas, curtas-metragens ou documentários por semana, além debates online com cineastas convidados. Ao todo, 72 mil pessoas acompanharam as atividades online, número que dá uma dimensão da ótima recepção pelo público, mas isso não bastou para que o Cine104 Em Casa, projeto criado pelo CentoeQuatro em abril, logo no início da pandemia, tivesse continuidade - o patrocínio via Lei Rouanet se encerra e outro recurso não foi viabilizado.

Nesta quarta-feira (28), o projeto começa a se despedir com a exibição de “Triângulo Amoroso”, do diretor alemão Tom Tykwer. Até domingo (1º), data oficial de encerramento do projeto, o outro destaque fica por conta do longa “O Fim da Viagem, O Começo de Tudo”, do japonês Kiyoshi Kurosawa. (Detalhes no fim da matéria)

A curadora do Cine104 Em Casa, Mônica Cerqueira, faz um balanço da proposta e lembra que o Cine104 Em Casa contribuiu para a formação de público em um momento em que novas maneiras de se consumir cinema surgiram com a pandemia: “Achei que seria bem-sucedido, mas fiquei surpresa não só com o número de pessoas, mas com a qualidade dos comentários, como as pessoas receberam os filmes. Fiquei impressionada com tanta positividade. Isso é muito gratificante e vejo o resultado do trabalho nesse retorno do público”.

Mônica também ressalta a relevância dos filmes e dos diretores apresentados durante os sete meses de programação. “Olhando o conjunto de filmes, foi uma seleção importante, obras com consistência, relevãncia.

CentroeQuatro não volta em 2020, mas não vai fechar

Além do fim do projeto digital, o retorno das atividades presenciais no CentoeQuatro, localizado no Centro de Belo Horizonte e que abriga cinema, café, e galerias, espaços para workshops e eventos, também não irá acontecer em 2020, mesmo com o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte que permite a reabertura de espaços culturais na cidade.

O empresário João Guimarães, proprietário do centro cultural, em atividade desde 2012, afirma que a postura da PBH “é política e não tem embasamento técnico que dê segurança para que a retomada evite aglomerações”. O gestor, no entanto, destaca que não pretende fechar as portas do de forma definitiva: “Não há esse risco, não tenho a intenção de acabar com o CentoeQuatro”. 

Segundo Guimarães, o momento de pandemia ainda pede cautela e prudência e o clima de retomada ainda é cercado por incertezas quanto a segurança do público. “Minha previsão é que até o meio de 2021 essa questão ainda vai estar obscura para todo mundo. Para mim, o momento é de espera”, diz.

Sobre a expectativa para 2021, a intenção é que o CentroeQuatro abrigue pequenos eventos restritos à participação do público em geral. “Talvez eu faça isso. O espaço é muito grande, permite que um número pequeno de pessoas circule sem aglomeração, o que é diferente de abrir ao público sem nenhum tipo de critério de ocupação”, avalia João Guimarães.

Programe-se

O Cine104 Em Casa realiza as exibições por meio do Viemo, e os filmes ficam disponíveis de forma gratuita por 48 horas, sempre a partir das 20h de cada dia. Os links e respectivas senhas para acesso aos filmes são disponibilizadas nas páginas oficiais do Centoequatro: Facebook , no Instagram e no site do 104. Para assistir, basta clicar no link e digitar a senha.

“Triângulo Amoroso”: exibição nesta quarta-feira (28), quinta (29) e sexta (30)

“O Fim da Viagem, O Começo de Tudo”: nesta sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º)

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.