Bem mineiro

Como fazer doce de leite caseiro cremoso? Veja segredos de uma receita simples

Dentre os truques, está a utilização de bicarbonato; entenda porque ele é importante

Dom, 25/10/20 - 09h30
Descubra segredos de uma receita simples de doce de leite caseiro cremoso
audima

Paciência. Esse é o principal segredo para fazer um doce de leite caseiro bem cremoso. Quem revela o truque é Clayton Soares, do @aprendizdechef_clayton, que ensina como fazer uma receita simples para os amantes do doce marcante da culinária mineira. Isso porque são necessárias até duas horas de dedicação quase exclusiva no preparo da sobremesa. Mas “vai valer apenas esperar”, garante o chef.

Veja também: Receita de bolo de chocolate simples: aprenda como fazer no liquidificador

Entretanto, o processo pode se tornar um pouco mais rápido valendo-se de outro segredo: o uso do bicarbonato. Segundo Clayton, o ingrediente faz com que o doce doure, atinja a coloração e cozinhe mais rapidamente. Ele chama a atenção, ainda, para o fato de que a receita deve espumar com a adição do bicarbonato, “por isso a necessidade de usar uma panela funda”.

Veja também: Como fazer sorvete caseiro de pão de queijo? Surpreenda-se com a receita

É fundamental também que, para a produção da receita, seja utilizado leite que contenha gordura. Isso vai garantir a cremosidade e o ponto certo do doce. “O leite cru direto da vaca é rico em gordura, que é muito boa para o resultado do doce. Entretanto, vai demorar mais para atingir o ponto adequado. Se optar pelo leite pasteurizado, não use em hipótese alguma o desnatado ou semidesnatado”, informa.

O tempo de duração do preparo do doce é de duas horas com leite cru, e de até uma hora e meia quando utilizado leite de caixinha ou de saquinho.

Veja o vídeo (os ingredientes e modo de preparo estão logo abaixo dele):

Doce de leite cremoso

Ingredientes do doce de leite cremoso:

2 litros de leite cru (pode-se usar o leite integral pasteurizado)
400 g de açúcar cristal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Veja também: Como fazer brigadeiro? Aprenda preparo fácil com quatro ingredientes 

Como fazer o doce de leite cremoso:
Coloque o leite em uma panela (de preferência alta) juntamente com o açúcar. Misture para dissolver o açúcar e cozinhe em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe um pouco o fogo e adicione o bicarbonato de sódio. O leite começará a evaporar. Continue mexendo uma vez ou outra. Quando o leite estiver reduzido pela metade, abaixe o fogo e mexa de 4 em 4minutos, sempre raspando o fundo e as laterais da panela. Continue cozinhando. O leite vai ter a coloração alterada algumas vezes até chegar ao tom caramelo. Assim que ele estiver no ponto cremoso, desligue o fogo, espere esfriar bem e coloque num pote ou numa vasilha de sua preferência.

O jornal O TEMPO publica semanalmente a série Como Fazer, com receitas deliciosas e fáceis. Você pode acompanhar no nosso portal, no canal no Youtube e no perfil no Instagram.

 

 

(2) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Esteves 8:12 PM Oct 25, 2020
Pasta de Amendoim ou Nutella é bom tb com queijo, mas é caro demais na minha opinião. Uns 60 reais pra comprar um bom queijo mais Nutella ou Pasta de Amendoim doce.
0
Denunciar

Esteves 3:20 PM Oct 25, 2020
Doce de leite em pedaço é melhor. Com queijo prefiro goiabada.
2
Denunciar