Comemoração

Dia da Pizza: veja cinco lugares em BH para pedir uma redonda diferenciada

Aproveite o 10 de julho, dia dedicado às redondas, para experimentar sabores e tipos diferentes na cidade

Sáb, 10/07/21 - 13h28
Pizza de calabresa da Pitza 1780, do chef Eduardo Maya | Foto: Victor Schwaner/divulgação

O Dia Nacional da Pizza (10 de julho) é comemorado desde 1889, quando o rei Humberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita foi elaborada pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito, em Napole, na Itália, no séculos XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho), manjericão (verde), dando origem à pizza margherita.

Que tal aproveitar o 10 de julho, dia dedicado às ‘redondas’ para experimentar sabores e tipos diferentes na cidade? Em BH, não faltam opções com grande variedade de sabores e de casas especializadas.

Veja a lista de lugares mapeados na capital mineira.

Panorama Pizzaria

A Panorama Pizzaria é feita ingredientes são clássicos da cozinha mineira.Outro detalhe interessante do cardápio é que as pizzas ganharam nomes conhecidos de vias da capital mineira. Entre elas a Guaicurus (Muçarela, queijo azul de Minas, cogumelos Paris, lâminas de amêndoas e mel de figo); Afonso Pena (Muçarela, frango caipira desfiado, ora-pró-nobis e requeijão de Moeda); e Caetés (Muçarela, abobrinha, queijo d’Alagoa, pimenta doce e alho poró).

Giaco Pizzaria

Se você quer experimentar uma pizza típica de Chicago, nos EUA, não precisa sequer de passaporte, muito menos de visto para a terra do Tio Sam. Pode fazer isso por aqui mesmo, em BH. A Giaco é a única da capital mineira a oferecer a deep dish: pizza com bordas altas, massa fina, ingredientes cobertos pelo molho e ‘afundados’ em muito (muito) queijo.

Auguri Pizzaria

Localizada em Santa Tereza, a Auguri trabalha com pizzas exclusivas. Um dos destaques do menu de redondas são as preparas especialmente para o público vegano, vegetariano e saudável. As veganas, batizadas de Inhotim, Mundo Novo, e Prosperidade são, atualmente, as mais solicitadas, mesmo entre os clientes que não são veganos. A Inhotim, por exemplo, leva tomate seco artesanal, cogumelo-de-paris refogado no azeite, ervas e vinho branco, molho de tomate da casa, alho, pasta de tofu e manjericão.

Pitza 1780

Criada pelo gastrônomo Eduardo Maya, a Pitza 1780 segue a estrutura italiana e a massa é maturadapor 72 horas, o que permite uma boa oxigenação. Já os recheios são feitos a partir da sazonalidade e de ingredientes mineiros, como castanha de baru e requeijão de raspa. De tempos em tempos, a pizzaria lança redondas assinadas por outros chefs da cidade, como a da temporada batizada de Las Chicas, criada pela chef Gabe Andrade do restaurante Las Chicas Vegan, em BH.

La Vera

Italianíssima, a pizzaria La Vera é a única pizzaria em Belo Horizonte com o título “Petra Selected Partner”, concedido pela Petra, marca de farinha 100% italiana produzida no moinho Quaglia, a partir da seleção dos melhores e mais macios trigos moídos em pedra. O título é concedido apenas aos estabelecimentos que utilizam a farinha respeitando as técnicas de produção adequadas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.