Virada Cultural

Em nota, hotel lamenta que músicos do Àttøøxxá tenham se ofendido

Grupo baiano usou as redes sociais para protestar contra quadros usados na decoração do hotel onde estavam hospedados

Seg, 22/07/19 - 14h39
O grupo baiano se apresentou ontem durante a Virada Cultural, no palco da Praça da Estação | Foto: Reprodução/Instagram

O hotel Dayrrell, acusado pela banda baiana Àttøøxxá de manter em sua decoração quadros racistas, emitiu nota nesta manhã (dia 22) sobre o ocorrido.

A banda estava hospedada no hotel para participar da Virada Cultural de Belo Horizonte, ocorrida no sábado (20) e domingo (21). Ao se deparar com quadros que exibiam cenas da época da escravidão, os músicos protestaram, tiraram as peças e chutaram algumas. "Insulto à nossa raça, é o que está acontecendo nesse hotel aqui. A decoração é a escravidão", postaram eles no Instagram.

Em nota, o hotel Dayrrell informou que lamenta que "alguns hóspedes tenham se sentido ofendidos com certas gravuras inspiradas na obra de Debret". 

Jean-Baptiste Debret (1768 - 1848) foi um pintor francês que veio ao Brasil em 1806 e realizou viagens para várias cidades do país retratando célebres pinturas de tipos humanos, costumes e paisagens locais da época.

"Elas (as telas) representam cenas de um Brasil colonial, com todas as características daquele tempo. Por mais infame que seja essa parte da nossa história, não podemos esquecê-la", continua o comunicado do hotel.

"A gente acredita que se as imagens estivessem em um museu.., mas não, estavam decorando o hotel e sobre as nossas camas. Você ver a decoração. A gente falou com o cara do hotel e falamos que não ia dormir com eles. Gente atenção esse período já passou. Quem se orgulha disso? Ninguém se orgulha. Vamos cuidar mais um dos outros e quem tá do nosso lado vamos dar as mãos", disse Rafa Dias, um dos integrantes da banda após o show, ocorrido na noite de ontem no palco da Praça da Estação.  

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.