Tradição

Governo de Minas entrega instrumentos para 77 bandas mineiras

Solenidade na Cidade Administrativa contou com a apresentação da banda da Polícia Militar

Qua, 17/07/19 - 16h09

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), o secretário de Estado de Turismo e Cultura, Marcelo Matte, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Dante de Matos, fizeram a entrega simbólica de 268 instrumentos musicais a 77 bandas de 66 municípios mineiros na manhã dessa quarta-feira (17), na Cidade Administrativa. A solenidade contou com a apresentação da banda da Polícia Militar. 

Os instrumentos foram adquiridos por meio da renovação em mais três anos de um convênio estabelecido entre a Secretaria Estadual de Turismo e Cultura e a Codemig. Em um discurso com menos de dois minutos, por alegar ter outros compromissos de agenda, Zema enalteceu a importância da valorização da cultura regional, mesmo com a grave crise fiscal pela qual passa o Estado. 
“Apesar de toda a dificuldade que nós temos enfrentado, ainda conseguimos, via Codemig, esse recurso para que nós possamos levar adiante essa tradição tão forte aqui em nosso Estado. Precisamos manter as nossas raízes, mesmo com todas as dificuldades”, pontuou Zema. 

Atualmente, segundo dados do Executivo, Minas possui 700 bandas cadastradas. Uma delas e que foi beneficiada com a entrega de instrumentos é a Corporação Musical Heitor Vilas Boas que, desde 2002, em Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, ensina pessoas a partir dos 13 anos a tocar instrumentos.

“Se fosse com recursos próprios da banda, nós não teríamos condições de adquirir esses instrumentos. Temos alunos já os esperando”, afirmou o músico Reinaldo Boaventura, 42.

Natural de Ibituruna, na região Centro-oeste do Estado, o músico André Luís, 45, recebeu instrumentos da mão do secretário de Cultura e ficou feliz por poder dar continuidade ao projeto na cidade. “A nossa cidade é pequena, em torno de 3.000 habitantes. Temos um projeto na escola, com 75 alunos. E os que têm interesse, fazemos a captação para levar para a banda”, explicou.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.