Música

Violonistas fazem homenagem ao mestre José Lucena Vaz

Músicos fazem recital nesta terça-feira (19) para comemorar os 75 anos do professor e instrumentista

Ter, 19/03/19 - 03h00
José Lucena Vaz é referência da música instrumental brasileira

O Conservatório da UFMG abre as portas hoje para uma seleção de craques. Grandes nomes da música vão apresentar um recital gratuito de violão em homenagem a José Lucena Vaz, que comemora 75 anos amanhã. Violonistas, ex-alunos de várias gerações e estilos, participam do evento, entre eles referências do instrumento no Estado, como Fernando Araújo, Juarez Moreira, Gilvan de Oliveira, Carlos Walter, Celso Faria e Weber Lopes.

Todos esses instrumentistas são unânimes quando se referem a José Lucena: um mestre – assim eles o denominam, em poucas palavras. O que se comprova na riquíssima trajetória de Lucena. Ele introduziu o primeiro curso de violão em uma universidade pública nacional, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1976, e atuou na formação de inúmeros músicos de prestígio e de reconhecimento nacional e internacional. 

Entre os alunos figuram virtuoses como Fernando Araújo, Celso Faria, Eduardo Barretto, Teodomiro Goulart, Gilvan de Oliveira, Cláudio Beato, Rogério Bianchi, Cecília Barreto, Rodrigo Duarte, Charles Roussin, André Guerra, Geraldo Vianna, Celso Moreira, Weber Lopes e Silvio Carlos (Belo Horizonte), Flávia Domingues Alves (Porto Alegre), Maria Haro (Rio de Janeiro), Marcelo Kayath (São Paulo) e Aliéksey Vianna (Suíça).

O professor diz que a música sempre norteou seus caminhos e o levou a conhecer o mundo. “Não sei se tenho coração para tanta felicidade. Estou realmente muito emocionado com essa homenagem. Ao longo da minha vida, o que fiz foi dar aula e, vendo tudo isso, acho que cumpri meu dever. É um excesso de gentileza da parte deles. Estou muito grato a todos”, diz o mestre.

Lucena também chamou atenção para a trajetória de seus alunos. “Fico feliz por ter participado da formação de cada um deles. Acho que estão fazendo justiça aos lugares que ocupam. Eles levaram a sério, aceitaram minha proposta de ensino”, revela.

O violonista Teodomiro Goulart declara: “Lucena é daquelas pessoas raras que entram na nossa vida para norteá-la e determinar nosso destino. Tenho orgulho de tê-lo como meu único professor de violão. Aprendi muito e devo-lhe indicação para lecionar na Fundação de Educação Artística”.

Serviço

O QUE: Recital de violão
QUANDO: Nesta terça-feira (19), às 19h30
ONDE: Conservatório da UFMG (avenida Afonso Pena, 1534)
Quanto: Entrada Franca

 

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Fernando Souto 7:00 AM Mar 19, 2019
Temos a oportunidade de vermos em um só dia musicistas maravilhosos e gratuito. Que presente de aniversário fantástico! Paz e Alegria
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Rio de Janeiro
DEU RUIM PARA A RAINHA
Polêmica
Viagem
"Gótica Suave"
Telona
Grand Theft Auto
Morte
TV Globo
Iniciativas