Atenção

Ajuste seu relógio: terminou o horário de verão em dez Estados e no DF

Relógios foram atrasados em uma hora para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Da redação
Publicado em 17 de fevereiro de 2019 | 09:02
 
 
Relógios foram atrasados em uma hora para moradores de 10 Estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, contando o Distrito Federal. Foto: Alex de Jesus / O Tempo

Adorado por uns e odiado por outros, o horário de verão acabou à 0h deste domingo (19), quando os relógios foram atrasados em uma hora para moradores de 10 Estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, contando o Distrito Federal.

O governo ainda não divulgou qual foi a economia de energia com a medida no período entre 2018 e 2019, mas a previsão inicial era de que o horário de verão resultasse em uma economia de R$ 147,5 milhões, devido a redução do uso de energia de termelétricas. 

O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro e, até 2017, a mudança acontecia sempre no terceiro domingo de outubro. Porém, atendendo a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com as eleições.

Iniciada em 1931, a mudança tem como objetivo principal a redução no consumo de energia elétrica no horário de pico. No entanto, no ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), teriam apontado que, em termos de economia de energia, os resultados foram inexpressivos e ficaram próximos à “neutralidade”. 

O balanço de 2018/2019 será entregue à presidência da república em breve e, caberá ao presidente Jair Bolsonaro decidir se dará sequência ao projeto ou não.

Automático
As operadoras de telefonia alteram automaticamente os relógios dos aparelhos celulares, mas é importante que o usuário verifique se a alteração foi de fato realizada.