São Simão

Aneel não autoriza Cemig a renovar 

A Cemig não aderiu ao pacote de renovação antecipada das concessões do setor elétrico, lançado pelo governo no fim de 2012

Qua, 20/08/14 - 03h00

Brasília. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou, nesta terça, o recurso da Cemig pela renovação da concessão da usina hidrelétrica de São Simão, a maior da empresa. O órgão regulador adotou a mesma postura no caso da usina de Jaguara, que a companhia mineira questiona judicialmente. Com isso, a agência manteve a recomendação ao Ministério de Minas e Energia (MME) pela não renovação do empreendimento. Agora, o caminho será a Justiça.
 

A Cemig não aderiu ao pacote de renovação antecipada das concessões do setor elétrico, lançado pelo governo no fim de 2012, argumentando ter o direito de renovar automaticamente esses contratos por mais 20 anos. Mas a Aneel reforçou que as novas regras do setor elétrico vetam a renovação automática e explicou que a cláusula dos contratos da Cemig que previa a renovação dos contratos a condicionava exatamente à “legislação vigente”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.