Mineração

Anglo American diz que recebeu proposta da BHP, sócia da Samarco, para fusão

As duas empresas atuam em Minas Gerais; o negócio, se confirmado, remodelará a indústria global de mineração

Por O Tempo
Publicado em 25 de abril de 2024 | 12:52
 
 
Anglo American tem barragem de mineração em Conceição do Mato Dentro Foto: Lúcio Guerra/divulgação

A mineradora australiana BHP Billinton apresentou uma oferta para adquirir a rival Anglo American, que tem valor de mercado de cerca de US$ 35 bilhões. O negócio, se confirmado, remodelará a indústria global de mineração. As duas empressa atuam em Minas Gerais. A BHP é uma das sócias da Samarco, junto com a Vale. 

A Anglo American, que tem sede em Londres, informou ter recebido uma proposta não solicitada e não vinculativa para combinar as operações com a companhia australiana. A transação seria bancada exclusivamente com ações.

O Conselho de Administração da Anglo American já iniciou o processo de análise da oferta. Em seu site, a empresa publicou o seguinte: "O Conselho da Anglo American plc (“Anglo American”) observa as recentes especulações da imprensa e confirma que recebeu uma proposta de combinação não solicitada, não vinculativa e altamente condicional do BHP Group Limited (“BHP”).  A proposta compreende uma oferta de todas as ações da Anglo American pela BHP e seria precedida por cisões separadas pela Anglo American de todas as suas participações na Anglo American Platinum Limited e na Kumba Iron Ore Limited para acionistas da Anglo American. As duas partes da proposta seriam intercondicionais.

O Conselho está atualmente analisando esta proposta com seus consultores. Não pode haver certeza de que qualquer oferta será feita nem quanto aos termos em que tal oferta poderá ser feita. Enquanto se aguardam quaisquer novos anúncios, os acionistas da Anglo American não deverão tomar nenhuma ação. Um novo anúncio será feito quando apropriado.

De acordo com a Regra 2.6(a) do Código, a BHP deverá, até às 17h00 do dia 22 de maio de 2024, anunciar uma firme intenção de fazer uma oferta pela Anglo American de acordo com a Regra 2.7 do Código ou anunciar que não pretende fazer uma oferta, caso em que o anúncio será tratado como uma declaração à qual se aplica a Regra 2.8 do Código. Este prazo só será prorrogado com o consentimento do Painel de Aquisição, de acordo com a Regra 2.6(c) do Código.

Como consequência deste anúncio, um 'período de oferta' começou agora em relação à Empresa de acordo com as regras do Código e chama-se a atenção dos acionistas para os requisitos de divulgação da Regra 8 do Código, que estão resumidos abaixo", disse o comunicado.

A reportagem entrou em contato com a BHP e aguarda um posicionamento da empresa. (Com Agência Estado)