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Bem-casados de Lenir Maia fazem sucesso pelo mundo 

Cozinheira de Belo Horizonte faz doces para casamentos no Brasil e em vários outros países

Por Helenice Laguardia
Publicado em 14 de dezembro de 2014 | 04:00
 
 
Opções. Na fábrica de doces no bairro Prado, em BH, Lenir Maia também faz as guloseimas para vários outros tipos de comemorações Foto: Joao Godinho

Convidados de casamentos no Peru, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, batizado na Alemanha, e, claro, de diversos Estados brasileiros já experimentaram os bem-casados de Lenir Maia, 67. Os 3.000 doces feitos por dia, e sob encomenda, no Atelier Lenir Gourmet, no bairro Prado, em Belo Horizonte, assumiram status sem fronteiras. “São pessoas daqui e que vão se casar em outro país e também convidados que vêm a BH e conhecem o meu bem-casado”, conta a cozinheira e artista plástica.

Quem compra os doces de Lenir – feitos com recheio de leite condensado transformado em doce de leite, bolo com fécula de batata e envoltos numa fina camada de calda de açúcar – encontra preços que vão de R$ 2,50, para os embalados com celofane, R$ 2,80 para a embalagem com papel crepon e fita, até R$ 12, a unidade. Essa última escolha leva três camadas de tecido de organza, fitas de veludo, pedras, alianças presas nas fitas e outros adereços. “Eu sempre cito Coco Chanel, que diz que a necessidade do luxo começa onde termina a sua necessidade”, diz.

Há quase oito anos no mercado, Lenir afirma que o mais pedido é o de R$ 2,80, já que, segundo ela, a memória que fica da guloseima é mesmo a do doce.

E que sucesso virou o negócio de Lenir. A média de encomendas em setembro, por exemplo, chega a 46 casamentos atendidos por fim de semana. Nos outros meses, Lenir e seus 18 funcionários atendem cerca de 23 casamentos por fim de semana. São eventos que demandam pedidos de 300 unidades podendo chegar a 2.000. “O meu bem-casado caiu no gosto dos convidados”, comemora.

E o doce não é só para casamento, apesar de os bem-casados representarem 50% do negócio de Lenir. Tem os chamados bem-nascidos para a maternidade, bem-vividos para aniversário, bem-formados – para formaturas com embalagens nas cores das faixas da colação de grau – os bem-sucedidos para aniversários de empresas. E, agora, em velórios mais exigentes, estão encomendando os bem-velados. “Há marcas de roupas como a Alphorria que compram os doces para o lançamento da coleção”, conta as infinitas opções. Diante de tantos pedidos, Lenir diz que não pode reclamar do mercado.