Realismo

BH tem centro de simulação inédito na América Latina

Motorista terá o máximo da sensação de dirigir um carro

Por Wallace Graciano
Publicado em 19 de outubro de 2017 | 03:00
 
 
Realidade. Leandro Quadros explica que carro é guiado no ambiente virtual com a precisão do físico Foto: Uarlen Valério

Imagine como seria para uma montadora levar aos testes práticos um carro que já passou pelas mais distintas avaliações de comportamento, em todo terreno e com todo estilo de condutores. Pois essa é a proposta do SIM Center, projeto da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em parceria com a PUC Minas. Inaugurado nesta quarta-feira (18) no campus Coração Eucarístico da universidade, é o primeiro centro de simulação de dinâmica veicular da América Latina. O objetivo é gerar inovações e fomentar pesquisas para a segurança de veículos e pessoas.

A partir de agora, analistas e engenheiros da montadora italiana terão a oportunidade de testar o desempenho e a segurança de um veículo antes mesmo de levá-lo para os testes práticos. Com isso, será possível definir previamente quais as melhores características técnicas e funcionais para cada componente do carro, conforme explica o diretor adjunto de engenharia de chassis da FCA, Leandro Quadros.

“Ao elaborarmos o SIM Center, colocamos numericamente todos os componentes do veículo, como por exemplo a tipologia da suspensão. Assim, conseguiremos guiar o veículo num ambiente virtual com a precisão de um ambiente físico, possibilitando retratar impacto e desempenho nas rodovias e estradas sob os mais distintos relevos e climas”, destaca.

Segundo o diretor da FCA, com o simulador será possível até mesmo replicar as condições físicas do condutor. “Agora poderemos observar o comportamento do veículo e do condutor nas mais diversas condições de tráfego e observar suas reações sob efeito de medicamentos, desgaste físico e álcool”, completa.

No simulador, o piloto será “teletransportado” aos mais diversos ambientes – seja uma pista de uma cidade ou o circuito de Hockenheim, na Alemanha. Todas as ações dentro do cockpit serão integradas às imagens de uma tela em 230º e guiadas em tempo real por uma sala de controle, que avaliará o automóvel e seu ecossistema.

Colaborativo. A parceria entre a FCA e a PUC Minas possibilitará um ambiente no qual profissionais da montadora atuarão ao lado de alunos e pesquisadores de diferentes disciplinas da instituição, seja engenharia ou até mesmo psicologia. Para Sérgio Hanriot, pró-reitor de pesquisa e de pós-graduação da PUC Minas, esse universo colaborativo e multidisciplinar é a principal característica do projeto.

“Temos um centro de pesquisa multidisciplinar, que estudará tudo que envolve a interação do homem com a máquina. Assim, teremos carros mais seguros e estáveis, além de possibilitar que a mobilidade seja encarada de uma forma melhor”, destaca Hanriot.

SIM Center

230º

é o ângulo de visão com a tela curva do simulador.

R$ 18 mi

foram investidos pela FCA para o surgimento do projeto.

R$ 10 mi

é o investimento estimado da PUC Minas.