ATRAÇÃO TURÍSTICA

Circuito Liberdade, em BH, tem crescimento de 174% no número de visitantes

O grande destaque do complexo cultural é o CCBB-BH, que foi em 2023 o museu mais visitado da América Latina

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 14 de abril de 2024 | 06:00
 
 
Descrição CCBB-BH foi o museu mais visitado da América Latina em 2023 Foto: Daniel de Cerqueira / O Tempo

Um dos grandes diferenciais de Belo Horizonte em relação a outras cidades brasileiras é seu roteiro cultural facilitado. Em apenas um dia, o turista pode percorrer vários espaços museológicos do entorno da Praça da Liberdade, além de usufruir de um espaço verde e agradável. Diferentemente de São Paulo, por exemplo, onde o Museu de Arte de São Paulo (Masp) fica a 11 km do Museu do Ipiranga. 

Uma prova de que o Circuito Liberdade se tornou um passeio obrigatório não somente para os moradores da cidade, mas também para os visitantes, está em seus números. Em 2023, o circuito como um todo (que compreende 30 equipamentos) recebeu 7,4 milhões de visitantes - um crescimento de 174% em relação ao ano anterior.

O grande destaque é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), que foi o museu mais visitado na América Latina em 2023- e 41º mais popular do mundo, segundo a revista “The Art Newspaper”. Por lá, passaram 1,4 milhão de visitantes, o dobro do que foi registrado em 2022.

Este sucesso exponencial tem uma explicação: houve um aumento no investimento sobre a divulgação do Circuito Liberdade para outras localidades. “Quando chegamos em 2020, verificamos que o decreto referente ao circuito não havia nenhuma referência ao turismo. Fizemos um novo decreto, que prevê a promoção turística deste que é o maior centro integrado de cultura latinoamericano”, explica Leônidas de Oliveira, que está à frente da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Segundo ele, o Circuito Liberdade foi apresentado em mais de 50 feiras nacionais e internacionais de turismo, para que as agências possam conhecer o roteiro cultural e passem a apresentá-lo para os clientes. “As agências de turismo europeias já vendem o pacote com Inhotim, Barroco e Praça da Liberdade”, diz Oliveira.

Outra política pública importante para fomentar o turismo local, de acordo com o secretário, foi a redução de imposto sobre querosene de aviação para as companhias aéreas que ampliassem a oferta de voos em aeroportos mineiros. Isso permitiu que Belo Horizonte passasse a ter voos para todos os cantos do país - inclusive, para Rio Branco (AC). Cidades que recebem voos diretos de Belo Horizonte, inclusive internacionais, passaram a ser foco da promoção turística de Belo Horizonte e outros destinos mineiros. 

Segundo o levantamento “Tendências de Turismo” feito em dezembro de 2023 pelo Ministério do Turismo, 6% dos 2.029 entrevistados disseram que desejam viajar para Minas Gerais em 2024. Além disso, 14% disseram ter interesse por turismo cultural/histórico - área em que o Estado se destaca. 

A partir do título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, Belo Horizonte foi incluída, juntamente com Ouro Preto, Congonhas e Diamantina, na maior rede de sítios da Unesco em um único estado, formando o conjunto de patrimônios mais significativos do Brasil, aumentando a atratividade e competitividade turística da cidade. O título também reforça a relevância de Belo Horizonte no cenário turístico, aumentando o fluxo de visitantes para o município, gerando emprego e renda. Belo Horizonte é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, sendo um dos principais ativos turísticos do município, contribuindo ativamente para a capital mineira ser referência mundial em gastronomia e integrar a  rede de cidades que buscam o desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.

Renovação de atrações turísticas

Por meio de nota, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) confirma que a capital mineira vem se destacando no circuito de grandes eventos culturais e de entretenimento nacionais, além de outras agendas de potencial turístico. 

Mas para que o turismo continue crescendo de maneira eficiente, o órgão municipal  defende que haja uma renovação de produtos oferecidos aos turistas, algo que deve ser debatido pelos diversos elos da cadeia produtiva, desde agentes públicos, como aqueles vinculados à iniciativa privada como bares, restaurantes, meios de hospedagem, equipamentos culturais e atrativos diversos.

"A atenção destes empreendedores às tendências e novas demandas do setor, são de extrema relevância para que Belo Horizonte ocupe lugar de destaque nas prateleiras de agências de viagem e operadoras, bem como, no próprio imaginário do turista", diz a Belotur.

O foco é sobre o turismo conhecido como “bleisure”, quando turistas passam a querer unificar viagens à negócios com oportunidades de vivenciar o destino para além do trabalho. 

"Para isso, é necessário que roteiros, produtos e setores de serviços sejam renovados sempre e que a inovação seja parte do processo de concepção desta oferta. Buscando apoiar o processo de inovação e renovação de produtos, serviços e roteiros locais, ainda em abril, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, lançará a nova versão do Programa BH Receptiva, que terá seu foco nestes temas, junto aos atores do turismo local", adianta a Belotur.