Auxílio emergencial

Coronavoucher: dinheiro sai para transações digitais; saques terão calendário

Segundo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, valor estará disponível para DOCs e pagamentos, mas calendário dos saques só sai na segunda-feira

Ter, 07/04/20 - 10h38
Presidente da Caixa, Pedro Guimarães | Foto: Reprodução

Cerca de 54 milhões de brasileiros terão direito a receber o auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo federal a informais, MEIs e contribuintes individuais a partir desta quinta-feira (9). Os saques em espécie, porém, terão um calendário específico, que será divulgado pela Caixa na próxima segunda-feira. São destinados R$ 98 bilhões para o pagamento do benefício em até 45 dias, estima o governo federal.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os valores que vão estar nas contas a partir desta quinta estarão disponíveis para DOCs e pagamentos. "Precisamos do escalonamento para o saque porque é impossível que 50 milhões de brasileiros retirem o dinheiro ao mesmo tempo", disse.

Ele ainda explicou que a base de dados dos trabalhadores informais, por exemplo, ainda não está pronta. No fim de cada dia, essa base será enviada à Dataprev. "A Dataprev analisa os dados, e eles vão para o Ministério da Cidadania, depois volta para a gente", disse.  

Dados da Dataprev indicam que 75 milhões de brasileiros estão no Cadastro Único e mais 43,4 milhões no Bolsa Família. Segundo Gustavo Canuto, presidente da Dataprev, foi feito cruzamento de dados de ao menos seis sistemas para ver quem realmente tem direito aos valores. "Já identicamos mais de 10 milhões de pessoas elegíveis a esse auxílio emergencial", disse.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.