Mercado Automotivo

Filosa destaca avanço da Stellantis na América do Sul, antes de assumir a Jeep

Presidente da Stellantis para a América do Sul vai deixar o cargo em 1º de novembro

Por Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2023 | 19:26
 
 
Antonio Filosa será o novo CEO global da marca Jeep, após 6 anos como presidente da Stellantis para a América do Sul Foto: Leo Lara / Stellantis

O presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, que assumirá em 1º de novembro o posto de CEO global da marca Jeep, fez um balanço nesta sexta-feira (20) dos seis anos de sua gestão no comando da empresa na região, antes de se despedir do cargo.

Filosa destacou a evolução das marcas da Stellantis na América do Sul. “Passamos de 16% para 24% de marketshare (participação no mercado), com quase o dobro do segundo colocado, e somos líderes nos três principais mercados - Brasil, Argentina e Chile - que representam 75% do mercado continental”, afirmou o executivo, durante coletiva.  

A Fiat é a líder de vendas na região, com 394 mil carros comercializados até setembro, o que corresponde a 14,5% do mercado automotivo local, um recorde histórico. A Jeep, a Citroën e a Peugeot também expandiram as vendas no período, segundo Filosa. 

E o número de veículos vendidos da marca RAM triplicou de 2018 para 2023, passando de 5.000 unidades para 15.000. Desde 2018, a Stellantis promoveu 47 lançamentos em todas as suas marcas. “Creio que estamos melhorando muito a qualidade dos produtos”. 

Filosa também destacou o compromisso da Stellantis com a descarbonização e o avanço da empresa no desenvolvimento de veículos que emitem menos gases poluentes. “Fomos os primeiros a introduzir motorizações híbridas localizadas. E para nós, é fundamental ter o etanol junto com a eletrificação”.  

E ele destacou alguns investimentos estratégicos da Stellantis para avançar ainda mais nesse mercado de energia limpa. “Quando a gente fala de eletrificação, também nos preocupamos em garantir as matérias-primas. Nós investimos em cobre, que aumenta em três vezes no motor elétrico. E também investimos em níquel e lítio (materiais usados em baterias elétricas)".

A descentralização da empresa no Brasil também é um ponto alto, na visão de Antonio Filosa. “A gente acredita muito em trazer as indústrias automobilísticas para fora do eixo tradicional de São Paulo. Fomos para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Isso eleva as competências para cada território, eleva a renda e aumenta a demanda por produtos e serviços automotivos”. 

Antonio Filosa será substituído por Emanuele Cappellano, atual CEO da Stellantis para a América do Norte e diretor corporativo e de estratégia do grupo Marcolin desde 2021. Cappellano também já ocupou o cargo de Chief Financial Officer da Stellantis na América do Sul de 2017 a 2021.