Três Corações

Já tem cidade ensinando como enfrentar a estiagem

No município do Sul de Minas, dois rios têm níveis mais baixos da história

Por Ana Paula Pedrosa
Publicado em 31 de outubro de 2014 | 04:00
 
 
Socorro. Reservatório de Três Marias atingiu 3,01% e está prestes a registrar a pior marca desde 1971 Foto: Paulo Emilio Bellardini / Jornal

Na zona rural de Três Corações, no Sul de Minas, a maioria das minas d´ água já secou. Os poços e cisternas também já não têm água e o abastecimento é feito por meio de caminhões-pipa. Na área urbana, ainda não há problemas de abastecimento, mas os rios Verde e do Peixe, que cortam a cidade, estão com nível mais baixo da história.


“Tem trecho que dá para atravessar a pé”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Delu. Para evitar que a situação fique ainda mais grave, a prefeitura promoveu nesta quinta o workshop “Enfrentamento da estiagem em Três Corações”. Foram palestras destinadas à população em geral para informar sobre os problemas causados pela seca e conscientizar sobre a importância de se evitar o desperdício e água.

Uma criança de 11 anos, estudante de uma escola municipal, foi convidada a ler uma carta que escreveu ao prefeito relatando sua preocupação com o tema. De acordo com Delu, o workshop foi o primeiro passo para a implantação do programa de conservação de água no município, que a prefeitura pretende lançar.

Emergência. A situação de Três Corações não é isolada. Em todo o Estado, 167 cidades já decretaram situação e emergência em função da seca ou da estiagem, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

Algumas cidades onde o serviço de abastecimento é municipal, já decretaram racionamento. É o caso, de Viçosa, na Zona da Mata, que decretou o racionamento há cerca de três semanas e nessa quarta decidiu ampliar a medida.

“ A medida menos impactante para os usuários foi a ampliação do racionamento de 12 para 24 horas por semana, divididos em dois dias”, explica o diretor presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade, Antônio de Lima Bandeira.

Três Marias
Vazio.
O reservatório de Três Marias atingiu 3,01% de sua capacidade e está prestes a bater o próprio recorde negativo. A pior marca registrada em cem anos de medição foi 3%, em 1971. 

Consumo de energia retraído

Rio de Janeiro
. O consumo de energia aumentou 0,2% no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2013, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A pequena variação no total consumido no país, considerada estável pela empresa, reflete a forte retração do setor industrial, que diminuiu o consumo em 5,4% nos últimos três meses. A EPE avalia que a queda do setor tem diminuído de ritmo, especialmente em setembro, mas o tombo acumulado desde janeiro já chega a 3%.