Presença

Mart Minas vai abrir 4 lojas e até 500 vagas  

Com 17 unidades no Estado, atacarejo chega a Pouso Alegre e terá segunda loja em Uberaba

Qui, 12/11/15 - 03h00
Arrojado. O diretor comercial Filipe Martins diz que a rede ainda tem muito para crescer em Minas | Foto: Arquivo Pessoal

Com 17 lojas do tipo atacarejo – aquela que vende tanto no atacado quanto para o consumidor final – a rede mineira Mart Minas, nascida em Divinópolis, continua com o plano de expansão mesmo em tempos de economia adversa no país. “São mais quatro unidades para o ano que vem – Uberaba, Pouso Alegre e tem mais duas unidades que ainda não divulgamos as cidades”, conta o diretor comercial do Mart Minas, Filipe Martins. Como são necessários de 130 a 140 empregados por loja, Martins calcula que serão contratados entre 400 e 500 funcionários com esses novos pontos. Eles vão fazer parte de um quadro que já tem 2.500 colaboradores.

Neste ano, a empresa abriu mais dois espaços no Triângulo Mineiro – um em Araguari e um segundo em Uberlândia. São unidades com 5.000 m² e 6.000 m² de área de vendas. “Cada uma tem 10 mil itens, e as outras são do mesmo padrão. É uma loja grande, boa para o segmento”, explica o executivo, que participou da Superminas, evento da Associação Mineira de Supermercados (Amis), que aconteceu no Expominas, em BH.

Planos para crescer. A capilaridade do negócio é parte frequente da estratégia da empresa para crescer. “Nos últimos quatro anos, tivemos uma média anual de abertura de três a quatro lojas e queremos manter essa média para os próximos anos”, avisa Martins.

Supermercado

Termômetro. Em setembro deste ano sobre agosto, o faturamento dos supermercados mineiros registrou queda real de 2,09%, de acordo com o Termômetro de Vendas, da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Grandes números

5.000 m² a 6.000 m² tem uma loja do Mart Minas que atua no segmento de atacarejo

10 mil itens tem, em média, cada uma das 17 unidades do Mart Minas no Estado

130 a 140 empregados são necessários por unidade do Mart Minas

400 a 500 novas vagas serão criadas pela empresa com a abertura de quatro lojas



 
 



Empresa dispensa a estrutura de centro de distribuição



Com lojas independentes, o diretor comercial e de marketing do Mart Minas, Filipe Martins, conta que as unidades da rede não possuem centro de distribuição. “Todas as nossas lojas armazenam a própria venda”, explica Martins.

Sobre a economia com os custos, Martins responde que o Mart Minas acredita num formato sem centro de distribuição e que isso vem dando muito certo para a rede. “Não vou falar se isso é certo ou se é errado porque tem empresas de sucesso que têm centro de distribuição e tem gente que acredita num formato sem centro de distribuição”, acrescenta. 

História. Empresa de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, o Mart Minas foi fundado pelo tio de Filipe Martins, Murilo. “Há quatro anos e meio recebemos um novo sócio, que é do varejo e agregou muito no negócio”. 
 
A empresa já atua nas três frentes de serviço: atacado de entrega, atacado de balcão e atacado de autosserviço. A marca Mart Minas nasceu em 2000. “Mas a história é um pouco maior do que isso com a existência dos outros atacados. O início do negócio foi o varejo em Divinópolis e a indústria”, conta Martins.
 
Martins diz que nos tempos atuais o desafio para todos os segmentos é fazer o dever de casa adequando a máquina à nova realidade. “Enxugar os custos, entrar com uma lupa nas despesas da empresa, tomar uma atitude rápida”, ensina. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.